• Governador em exercício autoriza reforma da EEB Jorge Schutz

Governador em exercício autoriza reforma da EEB Jorge Schutz

11 Ago, 2017 10:41:30 - Política

Turvo (SC)

O governador em exercício de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, acompanhado do secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, participou, na noite desta quinta-feira, 10, no Parque de Exposições Ires Olivo, em Turvo, da abertura oficial da 23ª Festa do Colono, que seguirá até o próximo domingo, 13, com uma ampla programação.

Na ocasião, assinou a autorização do processo licitatório para a revitalização da EEB Jorge Schutz. O Governo do Estado irá investir R$ 1.071.988,73. A assinatura contou também com a presença da atual diretora da Escola, Rosana Moro Machado, e da primeira diretora da escola, Therezinha Dal Pont Colodel, que foi gestora da unidade em 1971. "Ser parceiro de Turvo tem sido uma constante do Governo do Estado. É uma alegria poder estar aqui assinando esta autorização para que essa Escola, com tanta história, possa se renovar e ser instrumento de futuro para tantos jovens”, destacou Moreira.

A escola está em funcionamento na rede estadual de ensino há 92 anos e atualmente atende cerca de 480 alunos, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. 

Festa do Colono

O governador em exercício também participou da abertura oficial da 23ª Festa do Colono, e enfatizou a importância desse evento para valorizar a agricultura. “Essa festa se consolida no calendário de Santa Catarina, pois esta é uma região altamente produtora, com uma grande concentração de maquinas agrícolas, e uma grande produção notadamente de arroz. Essa festa serve além do congraçamento, também para a troca de experiência e exposição de equipamentos. Um evento extremamente importante para a agricultura de Santa Catarina”.

A primeira Festa do Colono no município de Turvo ocorreu no dia 1º de agosto de 1971. Na oportunidade foi homenageado o casal agricultor mais idoso: Giusti, que ofereceu ao governador Colombo Machado Salles um garrafão de vinho e um queijo fabricado por sua esposa. Desde então a festa se consolidou como um marco para a comunidade turvense que vê na festa uma justa homenagem ao agricultor, que faz tanto por esta terra. A festa foi tomando proporções maiores, tanto de público como de infraestrutura, à medida que os anos foram passando e se tornou um evento verdadeiramente conhecido no Sul catarinense.

Segundo o prefeito Tiago Zilli, a festa resgata a cultura dos colonizadores com suas origens, costumes e tradições, prestigiando o trabalhador rural e gerando oportunidades de negócios. “Convidamos toda a região Sul para conhecer a economia, a gastronomia e as tradições da nossa terra, que estão presentes nesta grande festa”.

Desde a primeira edição da festa, uma das maiores atrações é o desfile das máquinas agrícolas, que são conduzidas pelos agricultores no trajeto da avenida municipal. É uma tradição passada de pai para filho. Em 1979 foi criada uma modalidade para tornar a festa ainda mais atrativa, a Arrancada Catarinense de Tratores, onde os participantes competem quase que da mesma forma que uma corrida de automóveis.

Além de inúmeras outras atrações que a festa do colono proporciona aos visitantes, o destaque é a gastronomia. Para quem gosta de saborear um prato típico, a festa oferece as mais conhecidas variedades da gastronomia italiana, como macarronada, polenta, galinha, fortaia, risotos e muitos outros pratos. Além de shows regionais e nacionais. A Festa é realizada sempre no mês de agosto, em ano ímpar.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE