Governador e primeira-dama participam do Dia da Família na Escola

08 Abr, 2019 09:55:51 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

O governador Carlos Moisés e a primeira-dama Késia Martins da Silva participaram na manhã deste sábado, 6, do Dia da Família na Escola. O casal esteve ao lado de alunos, pais e profissionais de educação da Escola de Educação Básica Irineu Bornhausen, em Florianópolis. Na visita, houve a inauguração de uma quadra de grama sintética. Desde que a data foi instituída, em 2016, esta foi a primeira vez que o governador de Santa Catarina participou das atividades.

Moisés lembrou que Késia foi professora por 26 anos e, por isso, ambos sabem da importância da participação da família no cotidiano da escola. “Minha esposa teve o privilégio de lecionar para as minhas filhas, o privilégio de acompanhar o dia a dia delas na escola. Isso faz toda a diferença”, declarou.

O governador pediu que toda a comunidade escolar faça bom uso da nova quadra e reforçou que quer a máxima urgência para a realização dos pequenos reparos em todas as unidades da rede estadual. No caso da Irineu Bornhausen, as próximas etapas são a pintura do ginásio e a reforma da rede elétrica. A obra é necessária para permitir a instalação de equipamentos de ar-condicionado. Comprados no ano passado, eles estão sem fucionamento por necessidade de reforço do sistema elétrico. “Daqui para frente vamos fazer a coisa certa. Não estamos fazendo favor nenhum, isso é apenas a nossa obrigação”, afirmou.

O secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, pediu aos pais que compareçam às escolas dos filhos ao menos uma vez por mês. “Quando a comunidade participa, não tem como não dar certo. Estamos conclamando aos pais a frequentar a escola e participar do dia a dia”, convidou. O sábado na Irineu Bornhausen teve a presença da banda de música da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina. Muitos militares têm filhos matriculados na unidade de ensino, por isso é frequente a colaboração deles no cotidiano escolar.

De acordo com a diretora Luciane Neves, no local da quadra havia uma piscina, que não recebia a manutenção adequada e quase nunca era usada. Por isso, a opção da comunidade escolar foi pelo aterramento e melhor aproveitamento do espaço. “O campo sintético trará mais benefícios para os alunos e pais. Vai resultar em disciplina e saúde”, destacou.

Dia da Família na Escola

Neste sábado, 1,2 milhão de estudantes de escolas da rede pública estadual e municipais, além do Sistema S, participam do Dia da Família na Escola. Para celebrar a data, diferentes ações estão sendo realizadas. As escolas têm autonomia na elaboração das atividades. A data, celebrada sempre em abril, tem o objetivo de sensibilizar os pais, alunos e familiares sobre a importância da formação para uma vida bem-sucedida e da continuidade dos estudos. A iniciativa virou lei em 2016, a partir de uma proposta do Movimento Santa Catarina pela Educação.

Além da Secretaria de Estado da Educação e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), apoiam a iniciativa as federações das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), da Agricultura (Faesc), do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), das Empresas de Transporte de Carga e Logística (Fetrancesc) e de trabalhadores.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança