• Governador e ministro da educação visitam escola em Joinville

Governador e ministro da educação visitam escola em Joinville

15 Mai, 2017 16:03:25 - Política

Joinville (SC)

O governador Raimundo Colombo e o ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, visitaram na manhã desta segunda-feira, 15, no Bairro Iririú, em Joinville, a Escola de Educação Básica Annes Gualberto. A unidade oferece ensino médio em tempo integral para 92 alunos do primeiro ano, com o acompanhamento de 17 professores. Os projetos e a estrutura foram apresentados. O secretário de Educação, Eduardo Deschamps, também acompanhou a visita.

“A educação é o vetor mais importante, fundamental e com a maior capacidade de transformação. A proposta do plano nacional de educação é começar ano que vem o modelo do ensino médio em tempo integral, nós antecipamos. Santa Catarina foi um dos primeiros. Já tínhamos experiências anteriores, mas agora é consolidado, os desafios hoje se impõem, porque se vê toda uma desestruturação da sociedade, um aumento da violência, então é preciso proteger, criando princípios, valores e capacitação técnica”, disse o governador.

Com apoio do Instituto Ayrton Senna e Instituto Natura, o ensino médio em tempo integral de Santa Catarina é resultado de um edital do Ministério da Educação com a Secretaria de Estado da Educação. Além da ampliação do tempo de aulas, das 7h30 às 17h15, o diferencial está na formação multidisciplinar dos jovens.

“É um projeto que cada vez mais se expande e assegura um padrão de qualidade educacional extremamente elevado, além de combater o grande problema que existe na educação que é a evasão escolar. O jovem, muitas vezes, quando está fora da escola é vítima da violência e outras protagoniza o ambiente de violência. Escola em tempo integral, além de garantir educação de boa qualidade, no ponto social resguarda e protege os jovens”, salientou o ministro.


No programa, as disciplinas tradicionais são integradas em quatro áreas de conhecimento: Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, unindo teoria e prática em diferentes matérias. Além disso, os núcleos articuladores trabalham o desenvolvimento dos jovens: projeto vida, voltado ao mundo do trabalho e à psicologia; estudo orientado e projeto de intervenção e pesquisa, com atenção aos aspectos emocionais e cognitivos dos estudantes. Em Santa Catarina, o ensino médio integral é ofertado em 15 escolas.

A professora de português, Luizilda Lúcia Silvéria, destacou que a proposta apresentou um novo jeito de ensinar a partir da necessidade de manter o adolescente motivado. “Para o estudante a escola precisa ter um significado maior do que apenas receber uma mera transmissão de conteúdos. É preciso que ele se reconheça como protagonista da sua vida, criando para si uma história de vida, de sucesso e realizações. É possível fazer educação de qualidade na escola pública, uma educação que qualifica e não quantifica”.

“Eu estudo nesta escola há nove anos. O ensino integral é diferenciado. O ensino até então era padronizado e agora além de ficar mais tempo na escola temos atividade diferentes com a preocupação e foco no aluno, no que se aprende. Temos projeto de vida que é algo que nos orienta para ser uma pessoa melhor, com responsabilidades e conhecimentos”, contou o aluno Andress Espindola.

O secretário de Educação informou que o ensino integral não trata apenas de ampliar o tempo que o jovem permanece na escola. “O modelo oferece uma proposta atrativa com a integração de conteúdo. É um grande proposta que queremos ampliar ainda mais em Santa Catarina, principalmente com as novas escolas que estamos inaugurando.”

Em Joinville, a EEB Presidente Médici, no Bairro Boa Vista, também contempla esta modalidade com 120 estudantes.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE