Governador e diretor-presidente do Porto de Imbituba discutem ações de desenvolvimento

30 Ago, 2019 16:25:56 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

Durante visita de trabalho em Imbituba na manhã desta sexta-feira, 30, o governador Carlos Moisés buscou detalhes sobre o
planejamento de ações de crescimento das atividades portuárias. Recebido por Jamazi Ziegler, diretor-presidente da SCPar Porto de Imbituba, empresa pública responsável por administrar a infraestrutura e fiscalizar as operações do local, Moisés manifestou o interesse do Estado em promover o desenvolvimento do complexo portuário e da região.

"Nós sempre entendemos o Porto como uma ferramenta para o desenvolvimento regional. O Porto tem muito potencial para crescer. As condições naturais são muito favoráveis. Precisamos trazer indústrias para aproveitar a logística, sempre considerando também a comunidade em volta", afirma Moisés. De acordo com o diretor-presidente da SCPar Porto de Imbituba, Jamazi Ziegler, a gestão do Porto dispõe de técnicos qualificados e a estrutura está praticamente pronta para receber os maiores navios que transitam pela costa brasileira.

"Toda essa retroárea está pronta para receber grandes investimentos. Temos um amplo espaço para crescer. Um diferencial é que podemos receber vários tipos de carga, não ficamos restritos a granéis ou contêineres, por exemplo", explica. Ele frisa que toda expansão precisa seguir o planejamento estratégico do porto. O presidente da SCPar, Gustavo Salvador Pereira, também acompanhou a reunião.

O Porto de Imbituba

O Porto de Imbituba movimentou 2,8 milhões de toneladas de janeiro a junho de 2019. O volume representa um incremento de 9,6% no movimento de cargas no Complexo Portuário do Sul Catarinense. No período, as cargas que apresentaram maior movimentação foram: a ureia (+2.165%), as toras de madeira (+989%), o milho (+435,4%) e a hulha betuminosa (+156,4%). O serviço de cabotagem de contêineres, navios que trafegam entre portos brasileiros, cresceu 30%.

Localizado em ponto estratégico no sul do Brasil, por ter acesso imediato ao mar aberto, o Porto de Imbituba é administrado desde 2012 pela SCPar Porto de Imbituba, empresa pública do Estado de Santa Catarina. Suas águas calmas, protegidas por um molhe de 850 metros, permitem manobras de atracação e desatracação rápidas e seguras. Considerado o Porto com a maior profundidade entre os Portos Públicos da Região Sul do Brasil, possui três berços de atracação.

No Porto de Imbituba, predominam as movimentações do complexo de grãos (soja e milho) e de coque de petróleo, além de volumes de contêineres, sal, madeiras, fertilizantes, soda cáustica, entre outros.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE