• Governador de SC garante aporte financeiro para construção das passarelas da Unesc

    Compromisso foi firmado durante uma palestra na Universidade

Governador de SC garante aporte financeiro para construção das passarelas da Unesc

10 Mai, 2018 11:25:50 - Política

Criciúma (SC)

A Unesc recebeu o governador de Santa Catarina, Eduardo Moreira, na noite desta quarta-feira (9/5) para ministrar uma palestra aberta ao público em geral. Moreira abordou o tema “Perspectivas de Desenvolvimento Socioeconômico de Santa Catarina”, e durante o encontro, uma surpresa: O governador garantiu a liberação de recursos para a construção das passarelas da Unesc. 

A solicitação foi feita pela reitora da Unesc, Luciane Ceretta, que oficializou, durante o encontro, o pedido de aporte financeiro para a construção das passarelas cobertas para interligar diferentes espaços do campus. Elas devem auxiliar na locomoção de alunos, professores, colaboradores e comunidade. 

O projeto prevê a construção de 2.053 metros quadrados de passarela com calçada e cobertura metálica interligando os espaços: Bloco P ao Bloco XXI-C; Bloco XXI-B ao Ginásio José Antônio Carilho; Ginásio a rótula; Rótula as Clínicas Integradas; Rótula ao Bloco S e Bloco S ao Bloco R1.

O governador Eduardo Moreira prometeu liberar os recursos necessários para a construção, que estão avaliados em cerca de 1,5 milhões de reais. “Quando eu era vice-governador nós fizemos juntos o prédio das Clinicas Integradas. Então, como eu sei que os recursos aqui na Unesc serão muito bem aplicados, nós vamos atender o pedido da Reitoria”, ressaltou.

Para a reitora, Luciane Ceretta, a construção é de suma importância. “Elas beneficiarão aos quase 13 mil alunos da Unesc, bem como toda a comunidade externa que aqui se desloca, em especial na busca de serviços oferecidos pelas Clínicas Integradas e pela Unidade Judiciária de Cooperação, que atendem a todo o extremo sul catarinense”. Comentou.


Desenvolvimento em Santa Catarina

Durante a palestra, Moreira destacou que em 2017, Santa Catarina apresentou a maior geração de empregos entre todos os Estados brasileiros, mais do que São Paulo. “Nós somos o maior produtor do Brasil de suínos, exportamos para o mundo inteiro, somos o maior produtor de cebola, o segundo maior produtor de frangos. Aqui nós temos uma economia muito diversificada, com um agronegócio extremamente pujante no Oeste, que representa 30% de toda a riqueza do nosso estado. Temos no norte de Santa Catarina uma região extremamente rica, além de termos uma costa privilegiada, com cinco portos, nenhum estado tem isso”, ressaltou.

O governador ressaltou também que, ainda em 2018, é esperado um crescimento do PIB Estadual, próximo do estimado para o país, em torno de 3%. Segundo ele há indicadores sociais que colocam Santa Catarina como a maior longevidade do país, o menor índice de mortalidade infantil e a menor taxa de analfabetismo.

Desenvolvimento de Criciúma

Quando questionado sobre a falta de infraestrutura para o desenvolvimento de Criciúma, o governador ressalta que, na verdade, não falta nada. “Temos um belo aeroporto aqui do lado, temos o Porto de Imbituba se desenvolvendo e temos a Br-101 duplicata, logo, temos a infraestrutura necessária. Quando fui prefeito de Criciúma, de 1993 a 1996, eu fiz uma pesquisa sobre o planejamento estratégico, e a duplicação da BR-101 seria um fator de risco para Criciúma porque afastaria as pessoas da cidade, foi quando nasceu a ideia da via-rápida, com a integração do município com o mundo. Então acredito que não falta nada, falta buscar incentivo para o desenvolvimento”, ressaltou.


Unesc e o governo do estado

O encontro compõe as comemorações de 50 anos da Universidade. Segundo a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, a Universidade tem reforçado a cada dia a parceria com os poderes executivo, legislativo e judiciário. “No caso específico do governo do estado temos realizado convênios, disponibilizando nossa estrutura, buscando sempre o apoio para as nossas demandas, enfim, mantemos uma parceria que cada vez mais tem se fortalecido”, frisou.  

A reitora ressalta ainda o envolvimento da Unesc com o desenvolvimento da região. “Nossos egressos hoje são responsáveis pela geração de emprego, renda, atendimento às demandas de mão de obra altamente qualificada em todas as áreas e em todos os níveis de graduação. Nossos cursos e projetos de pesquisa e extensão são reconhecidos e premiados internacionalmente. Nossos cursos são reconhecidos pelo MEC com notas 4 e 5. Das nossas licenciaturas saem professores que formam o futuro da país. Daqui projetamos o futuro em todos os níveis”, salientou. 

Universidade Comunitária

Prestes a completar 50 anos de vida, a Unesc é a Universidade Comunitária da região. Possui cursos considerados de excelência pelo MEC (Ministério da Educação) com notas 4 e 5 – de um máximo de 5 – nas diversas áreas do conhecimento. Com 13.000 alunos e 1.500 professores e funcionários, a Instituição recebe diariamente mais de 1.000 pessoas que que transitam entre as Clínicas Integradas, Unidade Judiciária de Cooperação e outros serviços dedicados à comunidade.

A Unesc realiza projetos de extensão em diversos municípios do Sul do Estado e tem a qualidade de sua pesquisa reconhecida internacionalmente. Oferece ainda 48 cursos de especialização, sete mestrados, dois doutorados implantados e três em processo de implantação, além de um mestrado em rede que está em construção juntamente com as Universidades do Sistema Acafe.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE