Governador Colombo se reúne com jovens empreendedores

18 Ago, 2016 10:23:07 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

Jovens de todo o Estado mostraram o potencial e a força do agronegócio catarinense na manhã desta quarta-feira, 17, em Chapecó. Mais de mil pessoas estiveram reunidas no Encontro dos Jovens Empreendedores do Meio Rural e Marinho Catarinense, que contou com a presença do governador Raimundo Colombo e do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa.

“Tenho muito orgulho dos empreendedores, pois o empreendedor é um líder. Ele se coloca na condição de enfrentar desafios, gera riqueza à sociedade e sempre quer desenvolver mais, seja construindo uma fábrica ou abrindo um novo negócio“, afirmou Colombo. 

O evento, realizado no Centro de Cultura e Eventos Plinio Arlindo de Nes, levou a Chapecó os formados nos cursos de Liderança, Gestão e Empreendedorismo promovidos desde 2013 pelo Programa SC Rural. Até o final de 2016, o curso atingirá a marca de 1,5 mil jovens agricultores catarinenses aptos a desenvolver seu próprio negócio e agregar valor à propriedade familiar.


O projeto é oferecido pelo SC Rural gratuitamente, com recursos do Governo do Estado e do Banco Mundial, e tem aulas presenciais durante uma semana por mês. Ao seu final, oferece apoio financeiro não reembolsável para os alunos investirem em um projeto escolhido e elaborado por eles.

“Aqui se consolida o modelo do Estado que não podemos perder. Somos melhores em muitos quesitos, mas para continuarmos sendo, precisamos preparar cada vez mais nossos jovens”, afirmou Moarcir Sopelsa.

Os projetos desenvolvidos pelos jovens empreendedores abrangem diferentes temáticas, como bovinocultura de leite, bananicultura, agroindústria, olericultura e turismo rural, entre outros. Foi o caso do casal Luciano Marchesine, 27, e Giseli Putton, 21. Luciano vem de uma família de agricultores, já tentou levar a vida na cidade, mas retornou para o interior. Com o investimento do Governo do Estado, comprou sua própria terra em Alto da Serra, uma comunidade de Chapecó. É lá que conseguiu aumentar a produção de leite mesmo reduzindo o número de vacas. O salto no rendimento só foi possível depois que aprendeu técnicas para produção leiteira no curso na Epagri.

Já Giseli morava com o pais na cidade e se mudou para o campo para viver com o marido. Grávida de oito meses, a agricultora chapecoense não pensa em abandonar a vida no interior tão cedo. “No começo meu pais não gostaram da ideia de eu sair da cidade, mas aos poucos foram se acostumando. Eu quero ter minha filha no interior e torço para que ela queria permanecer por lá quando for mais velha”, disse Giseli, que também fez o Curso de Liderança, Gestão e Empreendedorismo e ajuda o marido nos negócios.

Até o momento foram realizados 26 cursos em 13 Centros de Treinamentos da Epagri, alcançando jovens das 27 regiões do Estado. Os cursos variam de oito a 10 semanas e são ministrados em esquema de alternância, que mesclam teoria e prática. Os jovens elegem uma temática de acordo com seu interesse, para despertar o seu potencial empreendedor.

O curso de Liderança, Gestão e Empreendedorismo é organizado pela Empresa de Pesquisa e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) em todos os Centros de Treinamento do Estado. A formação estimula a liderança, desenvolve iniciativas, oportuniza a inserção do jovem no mundo digital e nas redes sociais, além de consolidar a consciência ambiental nos processos produtivos, no lazer e na cultura local. Durante os cursos, os participantes conhecem novas tecnologias e desenvolvem iniciativas que agregam valor aos produtos da agricultura familiar.

Programa SC Rural

O Programa SC Rural nasceu em 2011 e termina em junho de 2017, é executado pelo Governo do Estado em parceria com o Banco Mundial e destina recursos não reembolsáveis a empreendimentos da agricultura familiar, mediante contrapartida dos beneficiários. Os empreendimentos apoiados abrangem atividades agrícolas ou não agrícolas (como o turismo rural) por meio de projetos de caráter estruturante, de melhorias de sistemas produtivos ou planos de negócios, além de outras ações implementadas por cooperativas e associações de agricultores familiares.

O SC Rural é coordenado pela Secretaria da Agricultura e da Pesca e, por envolver atividades multissetoriais, é executado por diversas instituições: Epagri, Cidasc, Fatma, Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Secretaria de Infraestrutura.


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE