• Governador Colombo destaca conquistas de Santa Catarina

Governador Colombo destaca conquistas de Santa Catarina

07 Fev, 2018 10:01:27 - Política

Florianópolis (SC)

O governador Raimundo Colombo fez o tradicional discurso de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) nesta terça-feira, 6, destacando as conquistas do Estado ao longo do último ano, como a geração de empregos em alta, o equilíbrio das contas públicas e o bom andamento de obras em todas as regiões catarinenses. O vice-governador Eduardo Pinho Moreira, secretários de Estado e deputados prestigiaram o ato na sede da Alesc.

Colombo enalteceu a importância do bom relacionamento entre o executivo e o legislativo, independentemente de questões partidárias, para promover e desenvolver cada vez mais Santa Catarina. E mesmo com o desafio da crise econômica no cenário nacional, destacou importantes avanços no Estado.

“Santa Catarina, não só o governo, mas a sociedade catarinense como um todo, apresentou avanços significativos. Vivemos momentos desafiadores, com a receita caindo devido ao cenário econômico e a exigência da sociedade aumentando, com mais catarinenses precisando da proteção do governo, passando a utilizar a rede pública de educação e saúde. Mas com medidas estratégicas, como a renegociação das dívidas do Estado com a União, a reforma da previdência estadual e a decisão de não aumentar impostos, Santa Catarina conseguiu ser o último Estado a entrar na crise e o primeiro a sair”, discursou Colombo.

O governador apontou cinco fatores estratégicos do ponto de vista econômico que também contribuíram expressivamente para fortalecer o Estado neste último ano: o sucesso da temporada de verão, o aumento das exportações, a substituição das importações, a boa safra no agronegócio e o avanço do setor de tecnologia no Estado. O resultado foi indicadores econômicos que destacaram Santa Catarina no cenário nacional. Em 2017, Santa Catarina foi o Estado que mais gerou emprego com carteira assinada no país, registrando um saldo de 29.441 vagas no acumulado do ano, segundo dados do Ministério do Trabalho. O crescimento do PIB catarinense em 4,3% em 2017, segundo dados do Banco Central, também foi o maior do país.

Ao citar algumas das principais áreas do governo, Colombo destacou o aumento histórico do efetivo na segurança pública, melhorias na estrutura física e na gestão das escolas, e os avanços nos indicadores da saúde, como o que aponta a expectativa de vida do catarinense como a maior do país, com média de 79,1 anos, segundo o IBGE. Ressaltou ainda, as obras realizadas na área da Defesa Civil, como as ampliações de barragens e a construção de novos radares meteorológicos para alcançar a marca de 100% de cobertura do território catarinense. O sistema de proteção na área da Defesa Civil foi, inclusive, recentemente reconhecido pela ONU como referência.

“Foi uma missão difícil e agradeço a todos os envolvidos. Fizemos o máximo que podíamos. Santa Catarina conseguiu colocar as pessoas em primeiro lugar e proteger a sociedade. Temos muitos desafios ainda. Santa Catarina e o Brasil vão continuar precisando da nossa maturidade e da nossa responsabilidade”, finalizou o governador Colombo.


TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE