• Governador acompanha voo inaugural da empresa Azul

Governador acompanha voo inaugural da empresa Azul

10 Nov, 2016 16:52:24 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

O governador Raimundo Colombo acompanhou nesta quinta-feira, 10, o primeiro voo da companhia aérea Azul, no Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna. A empresa vai ofertar dois voos diários de Jaguaruna a Campinas, em São Paulo. A aeronave Embraer 195, conta com a capacidade total de 118 passageiros.

Raimundo Colombo disse que o aeroporto cumpre um papel estratégico e fortalece o Sul. “Tínhamos que estabelecer um tempo para ganhar a confiança do usuário e para as aeronaves cumprirem as regularidades técnicas. Isso já foi feito. Já temos uma nova companhia aérea operando aqui. O aeroporto se consolida como um grande vetor de desenvolvimento. Todas as pessoas que vêm para região em busca de negócios ou a passeio passam a ter mais alternativas. É uma alegria receber mais essa opção de voo”, disse o governador. 

O assessor da presidência para assuntos institucionais da Azul, Ronaldo da Silva Veras, informou que a empresa está aumentando a participação no Estado. "Hoje, atendemos seis municípios em Santa Catarina. E essa operação em Jaguaruna vai proporcionar que se atenda não só o município, mas a região toda”, afirmou. 

A implantação de mais dois voos, junto ao já oferecido pela empresa Latam, impulsiona o aeroporto a projetar novos investimentos, como alargamento e extensão da pista. “O Governo do Estado em parceria com o Federal realizou muitos investimentos aqui. Temos outros investimentos previstos, como o projeto para alargamento da pista, de forma que o aeroporto poderá ter uma das maiores pistas do Brasil”, relatou o secretário da Infraestrutura, João Carlos Ecker. 

Conforme a empresa RDL, que administra o local, em 2015, o aeroporto de Jaguaruna recebeu 31.393 passageiros. Em 2016, até outubro, foram registrados 51.114 passageiros (este ano houve apenas um cancelamento de voo). 

Importância para a população 

O presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), César Smielevski, disse que o aeroporto tem grande potencial de crescimento, pois está situado fora da área urbana, localizando-se próximo da BR-101 e do Porto de Imbituba. “Ele está muito bem localizado e isso é um fator forte de integração entre as cidades do Sul catarinense. É mais uma grande conquista para todos”, afirmou. 

A empresária Ana Paula Mattei, de Tubarão, contou que agora está mais fácil o deslocamento para São Paulo. “Antes precisávamos ir até Florianópolis ou Forquilhinhas. Com certeza, é uma grande conquista”, comemorou.

Horários 

O voo 5731 comercial da empresa Azul sairá do Aeroporto de Jaguaruna de domingo a sexta-feira, às 6h20, com chegada prevista em Campinas às 7h50. O voo 5730 sairá de Campinas de domingo a sexta-feira, às 21h30, com chegada prevista em Jaguaruna às 23h.

Outra oportunidade será o voo 5188, que sairá de Campinas de segunda a sexta-feira às 12h15, com chegada em Jaguaruna às 13h15. O voo 5189 sairá de Jaguaruna de segunda a sexta-feira, às 14h15 minutos, com chegada às 15h45 em Campinas. 

Aeroporto

O Aeroporto de Jaguaruna foi homologado para operação visual diurna e noturna. O local está autorizado para pouso e decolagem de aeronaves com capacidade de até 190 passageiros, podendo ter voos comerciais regulares.

A estrutura possui pista com 2,5 mil metros de comprimento por 30 metros de largura. Conta ainda com balizamento noturno, farol de aeródromo, biruta iluminada, estação de rádio e sistema de placas de sinalização vertical luminosa, que servem para auxiliar a navegação aérea e a aproximação.

Para os usuários, foi destinada uma área de 1,9 mil metros quadrados no terminal de passageiros. Ainda conta com espaço para estacionamento de veículos. A área total do local é de 311 hectares, o que equivale a 377 campos de futebol. O acesso ao aeroporto tem extensão de 4,83 quilômetros asfaltados, ligado à BR-101.


TEXTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE