• Goethe: autêntico vinho brasileiro é destaque na Wine South America

Goethe: autêntico vinho brasileiro é destaque na Wine South America

02 Out, 2018 13:49:23 - Variedades

Bento Gonçalves (RS)

Produtos de Santa Catarina com Indicação de Procedência, aromas de frutas do Brasil e sabores refrescantes surpreenderam visitantes, profissionais do setor e autoridades italianas

Foram os perfumes e sabores de frutas nativas do Brasil que conquistaram novos apreciadores de vinhos Goethe durante a realização da feira internacional do vinho Wine South America, em Bento Gonçalves (RS). Visitantes, profissionais do setor e autoridades italianas conheceram os produtos feitos com esta rara variedade de uva, inclusive reconhecida pelo movimento internacional Slow Food.

Por ser típico, único e uma novidade para muitos visitantes, o stand de exposição da região Vales da Uva Goethe, única Indicação de Procedência do setor vinícola em Santa Catarina, atraiu centenas de pessoas interessadas em descobrir produtos diferenciados. Diretamente do Rio Janeiro, Saulo Moura Silva, com qualificação em vinhos pela WSET, optou por conhecer os produtos deste território. "Foi um prazer conhecer e degustar os vinhos", afirmou.

Em visita à feira, o secretário do Turismo e Comércio Exterior do Veneto (Itália), Federico Caner, foi acolhido no stand e experimentou um espumante. Após a breve degustação afirmou realmente ser algo diferente daquilo que os italianos estão acostumados.

Uma masterclass conduzida pela sommelierè de São Paulo, Sonia Denicol, conhecida como Madame do Vinho, proporcionou um momento de apreciação de seis produtos diferentes, entre vinhos e espumantes Goethe. A presença de frutas nativas do Brasil, como cupuaçu, guaraná, maracujá e até jabuticaba, foram percebidas pelos participantes. A história centenária ligada à imigração italiana, a localização entre a serra e o mar e o terroir são encantos que se unem à leveza, frescor, aromas de frutas cítricas e nativas do Brasil, notas minerais e toque salino para formar autênticos vinhos com tipicidade brasileira.

A enóloga e sommelierè Fernando Bueno, do Circolo Vinhos de Origem, participou da masterclass e aprovou os produtos. "Achei os vinhos da região a cara do Brasil. São frescos, leves e com características muito peculiares e encantadoras. Produtos com identidade e elaborados com muita qualidade", frisou. Para Wagner Campos e Viviane Xavier, conhecidos como Casal Wine Lovers, acostumados a vivenciar experiências enogastronômicas, foi muito interessante conhecer a uva Goethe. "Esta variedade rara mostrou elaborar vinhos muito aromáticos e refrescantes", salientaram.

A peculiaridade do vinho branco Goethe também foi elevada no espaço da Câmara de Comércio Italiana do Rio Grande do Sul através do projeto “Lat’s taste Italian culture”, idealizado pelo enólogo italiano Mauro Zardetto. Na oportunidade, o Goethe foi escolhido pelo chef Gianluca Belli, do Ristorante Tivoli di Cortina d'Ampezzo, para uma harmonização com queijos provenientes da região do Veneto com Denominação de Origem Protegida.

Para o associado da Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe), Matheus Damian a participação nesta feira internacional torna-se um divisor de águas para a região Sul de Santa Catarina. "Participamos desta feira para expor nosso trabalho de uma forma mais ampla, com mais visibilidade, inclusive enaltecendo nosso território entre a serra e o mar, que possui essa uva diferenciada. A maneira como nossos produtos foram expostos trouxe outro posicionamento de imagem ao Goethe. A masterclass foi o ponto alto por ser conduzida por uma sommelierè de renome e ter a constatação de que elaboramos produtos de qualidade. O retorno das pessoas foi muito positivo, pois os vinhos Goethe são diferentes dos tradicionais apresentados na carta de vinhos brasileiros. Recebemos em nosso espaço formadores de opinião, sommeliers, jornalistas e enófilos que mostraram se surpreender com a qualidade e diversidade dos produtos Goethe. O público que nos prestigiou tinha grande interesse e conhecimento em vinhos. Esta feira internacional é um divisor de águas para a região Vales da Uva Goethe", finaliza. 

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 
FOTO/DIVULGAÇÃO 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal