Ginástica laboral melhora a qualidade de vida no trabalho

01 Nov, 2016 11:24:30 - Geral

Chapecó (SC)

Diversas alternativas que têm por objetivo manter a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida são oferecidas por profissionais especializados, visando proporcionar atenção especial aos hábitos diários da população. Isso acontece porque a rotina das pessoas está cada vez mais intensa com prazos curtos e metas cada vez mais altas, seja trabalho ou nos estudos, além de várias outras responsabilidades no dia a dia familiar. 

Aliado ao estímulo para adotar e manter hábitos alimentares saudáveis, a prática de exercícios físicos com acompanhamento especializado e consulta regular ao médico, as condições de trabalho vêm ganhando atenção de especialistas. Afinal, é no ambiente profissional que a maioria das pessoas passa boa parte de seu tempo.

De acordo com o médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann a ginástica laboral é uma das alternativas que contribuem significativamente para o bem-estar do trabalhador. “A prática desta atividade relaxa o corpo e reduz as tensões acumuladas, reduz o estresse, acalma pensamentos em relação às cobranças, além de motivar, proporcionar disposição e concentração no trabalho. Seu principal objetivo é prevenir patologias relacionadas às atividades laborais e incentivar os colaboradores à prática de atividades físicas”.

Além disso, ginástica laboral permite o treinamento da flexibilidade e previne o encurtamento muscular crônico, um dos motivos de queixas de dores musculares por diversos profissionais. Também é importante no combate aos "vícios de postura”. 

Reichmann reforça que, independente da ocupação, é fundamental boa mobilidade para o desempenho das tarefas diárias. Normalmente, a ginástica laboral é realizada no posto de trabalho ou em algum espaço específico dentro da empresa com duração média de quinze minutos, podendo ser realizada diariamente, três vezes por semana ou conforme a frequência que a empresa disponibiliza.

Esse tipo de atividade também permite compensar os músculos mais utilizados no trabalho. “Atenção a detalhes como o ajuste da cadeira à anatomia do corpo do funcionário, manuseio dos equipamentos de forma correta com postura adequada, ambiente arejado e iluminado estão entre os fatores importantes para a busca de um estilo de vida saudável no ambiente de trabalho e fora dele”.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE