• Gestora representará Balneário Rincão em Brasília no MDS

Gestora representará Balneário Rincão em Brasília no MDS

09 Set, 2016 15:40:22 - Geral

Balneário Rincão (SC)

O município de Balneário Rincão (SC) será representado em Brasília (DF) pela Gestora do Cadastro Único e Bolsa Família, Monique Lemos, em uma capacitação custeada pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS). A Gestora ficará na capital federal de 12 a 16 de setembro, onde receberá todo o suporte para se preparar e instruir palestras sobre o CAD Único e Bolsa Família em outros estados do país como voluntária. O roteiro será escolhido pelo próprio MDS.

Entre as cidades da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), Balneário Rincão será a única a representar a região Sul. “Isso é um reconhecimento pelo trabalho que está sendo desenvolvido pelo Sistema Social. Um município com apenas três anos e meio de emancipação ter uma oportunidade dessas é muito digno”, avalia a Secretária do Sistema Social, Mariza Gyrão Góes.

Cadastro Único: serviço é composto por diversos programas sociais

O Cadastro Único é um instrumento que identifica e caracteriza os mais pobres e permite conhecer a realidade socioeconômica das famílias de baixa renda. Por meio de um sistema informatizado, o governo federal consolida os dados coletados para formular e implementar políticas específicas, que contribuem para a redução das vulnerabilidades sociais a que essas famílias estão expostas.

O serviço consiste em benefícios para famílias brasileiras de baixa renda com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos. O programa inclui auxílio do Programa Bolsa Família (PBF), Baixa Renda Dona de Casa, Pronatec, Carteira do Idoso, entre outros.

O Programa Bolsa Família é um programa de transferência condicionada de renda que beneficia famílias pobres e extremamente pobres, inscritas no Cadastro uma cobertura de 0% da estimativa de famílias pobres no município.

“Elas têm acompanhamento na Saúde, Educação, social, e o Cadastro Único repercute num fator de qualidade que vai de 0 a 1. Balneário Rincão no início deste ano alcançou o teto máximo. O trabalho está conseguindo suprir a necessidade dos Único. O PBF beneficiou, no mês de agosto de 2016, 526 famílias, representando usuários que procuram pelos serviços do Cadastro Único”, justifica Monique.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE