Gestão dos 100 dias de trabalho da Câmara de Içara

29 Mai, 2017 10:35:27 - Política

Içara (SC)

O Legislativo de Içara atingiu os 100 primeiros dias de trabalho. O período é curto diante de quatro anos de mandato, mas já serve como uma prévia do desempenho dos vereadores e também do presidente, eleito ao cargo até 2018, Alex Ferreira Michels (PSD). “A gestão pública deve ser feita com muita responsabilidade uma vez que o benefício alcançado reflete em toda a população”, aponta num balanço das primeiras atividades no comando da Câmara Municipal.

“O desafio apresentado nesses primeiros 100 dias foi o de proporcionar à Câmara Municipal de Içara uma gestão voltada para a eficiência e responsabilidade com os gastos públicos. Este desafio veio da necessidade de comportar uma administração com os mesmos recursos orçamentários relativos ao ano anterior (2016) - quando tínhamos somente 11 vereadores - diante do aumento de número de vereadores nesta legislatura para 15 e da situação econômica do país”, coloca. 

Além da necessidade de criação de dois novos gabinetes e da gestão administrativa, Alex Michels cita a contribuição na elaboração de três projetos de lei ordinária, quatro projetos de resolução, oito proposições, 15 requerimentos, duas moções e também apresentou duas emendas. “O intuito da apreciação dessas matérias nesta Casa Legislativa foi buscar informações, sugerir soluções e cobrar do Poder Executivo as reivindicações solicitadas pela população”, afirma.

Em abril foi iniciado também o projeto O Presidente Te Escuta com a intenção de ouvir todas as associações de moradores do município, assim como as entidades organizadas. “Buscamos discutir e buscar juntos com o Poder Executivo melhorias para cada bairro de maneira local e assim, aos poucos, chegar ao global, que será a cidade”, acrescenta.

REMUNERAÇÃO: Além da adequação dos salários dos assessores de gabinete com redução de aproximadamente 30% e do diretor com o corte de 25%, os índices de gratificação dos servidores também foram revistos. A diferença, neste caso, chegou a 70%. Houve ainda a extinção dos cargos comissionados de coordenador de Articulação, assessor de Comissão e chefe de Gabinete da Presidência.

GESTÃO: A implantação de ilhas de impressão foi uma das soluções encontradas para um acompanhamento mais eficiente dos gastos. Houve ainda a fixação e controle efetivo dos gastos com diárias de viagens, implantação do ponto eletrônico dos servidores, do controle da frota, a regulamentação das horas excedentes prestadas e também a padronização dos documentos oficiais.

COLETIVIDADE: A proposta é que as ações administrativas possam ser discutidas em conjunto. Um cronograma mensal de reuniões já foi iniciado tanto com servidores quanto vereadores. Além disso, também foi criada uma comissão para a revisão do Regimento Interno.

REVISÃO: Além dos custos internos, houve redução nos valores pagos a prestadores de serviços. Somente no aluguel do prédio a economia foi de 20%. Já a readequação do plano de telefonia móvel garantiu 25% a menos de gastos.

TRANSPARÊNCIA: Todo o estoque da Câmara Municipal pode ser consultado atualmente no Portal da Transparência. O Legislativo também criou novos links no site para o acompanhamento dos gastos e efetivou o controle patrimonial.

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REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

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