• Gestantes da Casa da Fraternidade recebe visita de doula

    Reuniões recebem frequentemente profissionais que esclarecem dúvidas das mamães.

Gestantes da Casa da Fraternidade recebe visita de doula

08 Ago, 2017 14:49:17 - Variedades

Araranguá (SC)

Na tarde de sábado, dia 5, o grupo de gestantes da Casa da Fraternidade recebeu a visita especial da fisioterapeuta pélvica e doula Francielle Silvano Cardozo, que repassou orientações, esclareceu dúvidas e ainda realizou exercícios com as mamães presentes no encontro. 

A reunião foi realizada na sede da entidade no bairro Lagoão, em Araranguá. O encontro também contou com a presença de familiares das grávidas.

A idealizadora desse grupo é a psicóloga Rosane Irizaga Lucrécio, que fez um convite à doula para levar informações sobre temas relevantes às grávidas. Francielle é doula há quatro anos e atua em Criciúma e região, e explicou que esse trabalho acompanha a gestação das grávidas e auxilia no trabalho de parto.

Na reunião, a fisioterapeuta destacou temas importantes como parto humanizado, violência obstétrica e saúde da mulher. Um dos pontos relevantes da conversa foi sobre conhecer o próprio corpo e ter uma visão tranquila do assunto, algo importante para as mulheres que chegam nessa etapa da vida e também na educação dos filhos, já que os pequenos têm curiosidade de saber sobre si mesmos.

Além disso, é necessário preparar o companheiro ou companheira para dar suporte à gestante e fazer o parceiro/a parceira participar do momento. “É importante que ele/ela se prepare para fazer uma massagem nas costas, para servir de apoio”, ressalta.

Outro ponto importante é as mães saberem que não precisam se submeter a práticas não obrigatórias que trazem certa agressão ao organismo, como a lavagem intestinal, ou mesmo aceitarem a falta de sensibilidade de profissionais não preparados, já que não informar à gestante sobre procedimentos a serem realizados, ou a agressão verbal ou fisica configuram como violência obstétrica e, por isso, as mães precisam ficar atentas aos direitos que têm.

Nesse sentido, a doula orienta que as gestantes elaborem o Plano de Parto, um documento que vai conter as orientações de como o parto deve ocorrer, como por exemplo, a posição em que prefere ganhar o bebê – se é de cócoras, de lado, entre outros aspectos.

Uma atitude importante que Francielle destaca é que a grávida visite o hospital no qual deseja realizar o parto e verifique se os profissionais podem realizar as ações descritas no Plano de Parto, bem como apresentar ao médico o documento.

E, por fim, a fisioterapeuta pélvica realizou exercícios de alongamento para prevenção e tratamento de dores e alterações posturais da gestação com as mães, movimentando  a tarde das gestantes. Quem quiser mais informações, pode falar com Francielle pelo telefone (48) 9-9909-9121.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança