• Gered inicia projeto Google for Education em Criciúma

Gered inicia projeto Google for Education em Criciúma

29 Set, 2016 16:23:53 - Geral

Criciúma (SC)

Métodos inovadores e muita tecnologia no colégio estadual Rubens Arruma Ramos, em Criciúma a partir de outubro. A equipe de professores e administrativa da instituição iniciaram hoje a formação do curso Google For Education. O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação firmada com o Google em 2015 e será aplicado em 36 escolas este ano.

“O ensino está ficando cada vez mais digital e interativo, precisamos nos capacitar e estar preparados para os novos métodos de ensino. Todos os professores da escola e Gered estão empenhados em aplicar o projeto piloto e posteriormente ampliar para outras instituições”, comenta a Gerente Regional de Educação, Jucilene Fernandes.

A escola será piloto do projeto na região, já que apenas uma escola de cada Gerência Regional de Educação será contemplada com o projeto este ano. Os alunos terão acesso aos aplicativos educacionais oferecidos pela Google. As ferramentas permitem que os professores criem novas experiências de aprendizado, facilitando o desenvolvimento de projetos pedagógicos digitais inovadores e dinâmicos. A disponibilidade dessas ferramentas digitais possibilitam professores e alunos interagir dentro e fora de sala de aula.

Essa formação será de 40 horas, sendo 16 horas presenciais e 24 horas à distância. Nos encontros serão trabalhados os Apps da Google como o Google Classroom, o Google Drive e o Google docs, entre outras, e as contas do Gmail educacional. Santa Catarina é o primeiro estado em nível de Secretaria de Estado da Educação que firmou essa parceria com o Google for Education. A proposta é que, após esta fase do projeto, todas as escolas da rede estadual possam participar desta parceria e receber as ferramentas de trabalho voltadas, principalmente, para educação. 


Saiba mais sobre o projeto

O projeto Google for Education foi inicialmente implementado em 2015 no Instituto Estadual de Educação (IEE), disponibilizando uma série de aplicativos e alternativas digitais para que professores e alunos pudessem interagir dentro e fora de sala de aula.

Com esta parceria, os alunos e professores dos ensinos fundamental (anos finais) e médio, dessas escolas, receberam uma conta exclusiva de e-mail Google e estão tendo acesso a nove aplicativos que vão incentivar e agilizar a interação entre alunos e professores. Entre estes aplicativos vale destacar o Google Sala de Aula, que permite criar, compartilhar e corrigir tarefas; e o Google Drive, onde cada aluno e professor terão cinco terabytes (5.120 gigabytes) de armazenamento disponível para arquivar trabalhos, documentos, fotos e muito mais.

Todos os e-mails criados para professores, gestores e alunos, por motivo de segurança e privacidade, só podem trocar mensagens e arquivos entre si. 

De acordo com o secretário da Educação do Estado, Eduardo Deschamps, o mundo tecnológico está mudando o papel do professor na sala de aula. “As novas ferramentas tecnológicas irão fortalecer o objetivo principal da escola, gerando conhecimento de qualidade aos estudantes catarinenses, que é o nosso propósito”, afirmou.


ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE