• Gemüse Fest: Comissão Organizadora divulga programação prévia

Gemüse Fest: Comissão Organizadora divulga programação prévia

27 Fev, 2018 15:18:17 - Variedades

Santa Rosa de Lima (SC)

A Comissão Organizadora da 16ª Gemüse Fest divulgou a programação prévia o evento, que neste ano ocorrerá nos dias 5 e 6 de maio. A Gemüse Fest é a principal festa tradicional de Santa Rosa de Lima, com destaques para a cultura da imigração germânica na região das Encostas da Serra Geral.

Diferente de edições anteriores, quanto iniciava numa sexta-feira à noite e seguia no sábado e no domingo, a festa desta ano ocorrerá sábado e domingo (5 e 6 de maio). Entretanto, a programação reforçará o aspecto da valorização da história e da cultura da cidade.

Um dos destaques será a realização do Encontro Regional da Terceira Idade, que contará com a participação de vários grupos de idosos de municípios vizinhos. Além de apresentações culturais, bailes típicos, gastronomia, feira de produtos coloniais e o tradicional desfile cultural de resgate histórico do município.

A programação ainda poderá sofrer alterações, mas somente em algum detalhe.

“Já na primeira reunião de organização, optamos por realizarmos dois dias de festa, por conta de uma série de dificuldades que estamos encontrando em conseguir recursos do Governo do Estado ou do Governo Federal para realizarmos a festa. E um dos motivos para isso é de que a prestação de contas das duas festas anteriores (2014 e 2016) não foram aprovadas pelo Estado”, explica o Secretário Municipal de Administração, Finanças e Planejamento, Sebastião Vanderlinde, e membro coordenação geral da organização da Gemüse Fest.

Prestação de Contas

Segundo o secretário, a equipe técnica do Secretaria de Estado da Cultura, Turismo e Esporte, ao analisar as prestações de contas das festas de 2014 e 2016, constatou irregularidades. 

“O município recebeu recursos do Governo do Estado para realizar os eventos. Após as festas, a prefeitura, à época, prestou contas, as quais foram consideradas irregulares e não foram aprovadas. Por conta disto, a prefeitura terá que devolver o dinheiro recebido da Secretaria  Cultura, Turismo e Esporte, e o município não poderá acessar novo recurso para festa deste ano”, afirma Vanderlinde. “Somente da festa de 2016, terão que ser devolvidos R$ 41 mil, devidamente corrigidos. Já a festa de 2014, estamos no aguardo da manifestação final da Secretaria de Turismo, mas, o valor em questão é de mais de R$ 73 mil reais, que também em caso de devolução, serão corrigidos”, conclui. 

Programação Prévia

Sábado - dia 5

10 horas
Abertura Oficial da Festa e Sangria do Primeiro Barril de Chope

10h30min
Abertura da Feira de Produtos Coloniais

11 horas
Encontro Regional da Terceira Idade

12 horas
Almoço típico colonial com o tradicional gemüse

14 horas
Apresentações culturais

15 horas
Baile 

20 horas
Noite Gastronômica, com apresentação da Banda Municipal de Santa Rosa de Lima

22 horas
Baile com a banda Cavalinho e eliminatórias do Concurso de Chope em Metro

Domingo - dia 6

9h30min
Desfile de Resgate Histórico da Colonização Alemã

10 horas
Reabertura da Feira de Produtos Coloniais

11h30
Almoço típico colonial com tradicional gemüse

14 horas
Tarde Cultural com apresentações dos grupos de dança alemã

16 horas
Baile com Banda Humanação

17 horas
Finais do Chope em Metro e do Chope de Resistência

19 horas
Encerramento

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal