Garuva atinge meta de cadastramentos biométricos

14 Set, 2017 10:05:47 - Geral

Joinville (SC)

 No fim de agosto, o município de Garuva atingiu a meta estipulada pelo TRE-SC, para as cidades em revisão de eleitorado, de cadastrar biometricamente 80% dos eleitores. Garuva faz parte da 105ª Zona Eleitoral, com sede em Joinville. No entanto, o município contou com um posto de atendimento funcionando durante todo o mês de agosto.

O Cartório de Joinville continua atendendo os aproximadamente 12.100 eleitores de Garuva, dos quais 9.912 foram cadastrados até o momento (13/09). Entre os 43 municípios em revisão de eleitorado, Garuva é o segundo a atingir a meta, após Botuverá ter cadastrado 80% dos eleitores em julho.

Meta entre os não obrigatórios

O cadastramento biométrico, por enquanto, acontece de forma obrigatória apenas nas cidades que passam pela revisão. Porém, 8 municípios entre os não obrigatórios também já atingiram a meta determinada pelo TRE-SC, que é de aproximadamente 25% do eleitorado. São eles: São Carlos, Imbuia, Itaiópolis, Anita Garibaldi, Águas de Chapecó, Rio do Campo, Cunhataí e Taió.

Apesar do atendimento não obrigatório, o comparecimento antecipado do eleitor é importante para evitar futuras filas nos cartórios. Além disso, o cadastramento biométrico servirá como base de dados da Identificação Civil Nacional (ICN), documento único que reunirá as informações do cidadão. A Justiça Eleitoral é responsável por armazenar e gerir essa base.

Fim do prazo da revisão

O prazo para cadastramento em Garuva encerra em 27 de outubro. Os eleitores que ainda não cadastraram a biometria podem agendar o atendimento através do site do TRE-SC e comparecer ao Cartório da 105ª Zona Eleitoral, localizado na Rua Jaguaruna, nº 38, centro de Joinville. O dia 27 de outubro marca também o fim da revisão de eleitorado em outros 4 municípios: Braço do Trombudo, Imaruí, Itapoá e Trombudo Central.

O eleitor que não comparecer terá seu título cancelado, e estará sujeito a uma série de sanções em decorrência disso, como o cancelamento do CPF, por exemplo.

Para fazer a biometria, é necessário levar documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e comprovante de alistamento militar – para os homens maiores de 18 anos e que vão fazer o primeiro título.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal