• Futuro das águas: Cadastro gera dados para Plano assegurar gestão

Futuro das águas: Cadastro gera dados para Plano assegurar gestão

17 Out, 2018 14:51:02 - Segurança

Urussanga (SC) 

O comprometimento e a participação da sociedade em ações são fatores determinantes para garantir água em quantidade e qualidade para todos os usos atuais e futuros. Uma das formas de contribuir é efetuar o Cadastro de Usuários de Água, instituído em 2006. Ele deve ser feito por todos que captam água diretamente de um corpo hídrico (rios, lagos, nascentes, poços e de outras fontes superficial e subterrânea), lançam efluentes ou desenvolvem outras atividades nas águas.

O objetivo é gerar informações sobre o uso das águas. Estes dados serão a base para a elaboração do Plano de Recursos Hídricos a fim de implementar os instrumentos de gestão. Na Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga, uma campanha está auxiliando na realização deste Cadastro. Usuários terão assistência em 17 pontos de apoio distribuídos nos municípios de Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Içara, Jaguaruna, Morro da Fumaça, Pedras Grandes, Sangão, Treze de Maio e Urussanga.

"Esse cadastramento é para aqueles que captam e utilizam água diretamente de rios, lagos, poços, açudes e de outras fontes naturais. As empresas que recebem água tratada, mas devolvem efluentes para os nossos mananciais também devem se cadastrar. O objetivo é conhecer a situação dos usos múltiplos das águas a fim de elaborar o planejamento e a gestão dos recursos hídricos da bacia, planejar a implantação de programas e ações para a proteção das águas a fim de atender todas as necessidades e evitar conflitos, servindo esses dados também para o planejamento do uso do território da bacia e do desenvolvimento da região. Quem consome água de abastecimento público ou quem já preencheu os dados em campanhas anteriores não é necessário o cadastro", pontua a coordenadora de mobilização e cadastro do Plano, Cenilda Maria Mazzucco.

Esta campanha é uma iniciativa que integra a etapa B do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Urussanga. A ação é uma realização da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), executora do Plano de Recursos Hídricos, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS) por meio da Diretoria de Recursos Hídricos e do Comitê da Bacia do Rio Urussanga.

O autocadastro pode ser feito pelo site: http://www.aguas.sc.gov.br/cadastro

Mais informações: comitedoriourussanga@gmail.com ou (48) 991467978 (WhatsApp)

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 
FOTO/DIVULGAÇÃO 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal