• Funcionários da Unesc realizam treinamento para trabalho em altura

    Capacitação ocorreu em dois dias e foi dividida em teoria e prática

Funcionários da Unesc realizam treinamento para trabalho em altura

18 Jul, 2018 14:06:19 - Educação

Criciúma (SC)

Colaboradores da Unesc que desenvolvem atividades que requerem trabalho em altura passaram por um treinamento específico sobre a NR 35 (Norma Regulamentadora) nesta segunda e terça-feira (17 e 18/7) no campus. A capacitação foi dividida em aula teórica e parte prática e envolveu 25 funcionários de diversos setores da Instituição.

A NR 35 estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.

A legislação considera trabalho em altura toda atividade executada acima de 2 metros do nível inferior, onde haja risco de queda. O treinamento na NR 35 ocorre a cada dois anos na Universidade e é realizado tanto com profissionais que estão fazendo uma “reciclagem” de conhecimentos quanto aqueles que não tinham a capacitação.

“A queda é uma das principais causas de morte e de deficiência física por acidente de trabalho. Todos são responsáveis pela segurança, incluindo a pessoa que executa o trabalho. Por isso as capacitações ocorrem. A preocupação é com o trabalhador, terceirizado ou funcionário, e com a sua segurança dentro da Instituição e durante o desenvolvimento de suas atividades”, afirma o coordenador do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), Edson Luiz da Silva.

O treinamento foi realizado com funcionários do Horto Florestal, Departamento de Planejamento e Infraestrutura, Manutenção, Departamento de Tecnologia da Informação, Laboratório Atmosférico e Laboratório de Águas do Iparque (Parque Científico e Tecnológico), Setor de Eventos, Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski e SOS.

O treinamento é uma realização do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) da Unesc, que está sendo conduzido pelo especialista da empresa Innovarun, Reginaldo da Silva.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal