Fugindo do calor, brasilienses lotam Parque da Cidade no Dia da Criança

13 Out, 2017 15:47:04 - Brasil

Brasília (DF)

Brincadeiras, piquenique e muita diversão marcaram as comemorações do Dia da Criança em Brasília. As famílias aproveitaram o feriado desta quinta-feira (12) para comemorar a data no Parque da Cidade. Diante da onda de calor que assola a cidade, o local, um dos mais frequentados e Brasília, "ferveu" com tanta energia. Desde o início da manhã, fugindo do calor, as pessoas buscavam estender suas toalhas na sombra. Enquanto isso, as crianças, donas da festa, descobriam a melhor maneira de gastar energias. Bicicletas, bolas, patins, skates, balões e toda sorte de brincadeiras as ajudavam nesta tarefa.

Patrícia Chagas, de 9 anos, disse que o parque é um bom lugar para fazer novas amizades. Juntas, Patrícia e sua mais recente amiga, Olívia Simão, de 8 anos, aproveitaram para brincar no foguetinho, um dos mais disputados do parque. "É legal, fica mais fácil se divertir quando a gente encontra outras crianças”, disse Patrícia.

Pelo sexto ano, o parque foi escolhido para a edição do PicniK 12 de Outubro – evento que une o Dia da Criança e o aniversário do parque em uma mesma festa. Ao lado da esposa e dos três filhos, o funcionário públco Fancinei Arruda, de 37 anos, tentava conseguir uma sombra em meio a um mar de toalhas.

Francinei até tentou chegar mais cedo, mas não conseguiu. “Como são três crianças, não conseguimos nos organizar para sair mais cedo”, justificou. “Mas já conseguimos uma sombrinha e vamos ficar aqui até o final da tarde”, acrescentou, enquanto brincava de bola com Gabriel, de 7 anos, e o caçula, Arthur, com apenas 1,5 ano.

Para Francinei, a data de hoje ajuda a ficar mais perto dos filhos, diante de um dia a dia atribulado. Ele observou, porém, que, nos últimos tempos, as notícias sobre o Dia da Criança tem focado mais o consumo e menos as relações familiares. “Tem o lado do marketing, do consumo, mas, pelo menos representa um dia especial para as crianças. Na correria do dia a dia, a gente acaba esquecendo de manter esses momentos de brincadeira juntos”, disse.

É um dia alegre, e a gente procura tornar mais leve para as crianças”, acrescentou a companheira de Francinei, Amanda Brandão, ao lado da irmã mais velha das crianças, Nathalia, de 14 anos.

Altas temperaturas

Caio da Conceição Almeida, de 10 anos, ao lado da irmã Giuliana, de 7, refrescavam-se em uma das duchas para aplacar o calor de mais de 32ºC. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o recorde pode ser quebrado amanhã (13). De acordo com o Inmet, a temperatura pode chegar a 33ºC na sexta-feira.Mas não foi só a diversão que mobilizou a criançada. Diante, do aumento da temperatura na cidade, que, na segunda-feira (9), atingiu a temperatura mais alta do ano: 32,3 ºC, a criançada tomou conta dos chuveiros instalados no parque.

“A água está muito fria, mas o gelado da água é melhor que o calor, respondeu Caio, ao ser perguntado sobre o que era melhor. “É fria, mas está bom”, sorriu a irmã. A mãe dos dois, Hérica da Conceição Almeida, que trabalha com faxina, disse que aproveitou o feriado para passear com as crianças. "Estou de folga e vim com meus filhos e esposo aqui para o parque. É muito bom ver as crianças contentes”.

Além do Parque da Cidade, vários locais da cidade concentram atividades para as crianças. Um exemplo é a Torre de TV, onde ocorre o Circuito Cultural de Dança Afro-Brasileira, da Fundação Cultural Palmares. A iniciativa tem o objetivo de resgatar a história e promover as manifestações artísticas da dança afro-brasileira e revelar talentos locais.

A festa do Dia da Criança será garantida com muitos brinquedos infláveis, apresentações de dança, palhaços, tambores de cozinha; aulas de zumba e fit dance, e, claro, pipoca e algodão doce à vontade. Às 17h, será a vez do cantor baiano Reinaldinho (ex-Terra Samba) comandar a festa com muito axé.

TEXTO/ NÁDIA FRANCO/ AGÊNCIA BRASIL

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE