• A deliberação foi unânime por parte do Conselho Curador da entidade, em reunião extraordinária, realizada na manhã desta quinta-feira (28/6).

FUCAS reduzirá custos para manter atividades de interesse social

29 Jun, 2018 16:09:19 - Geral

Florianópolis (SC)

Para manter a continuidade das atividades de interesse social, a Fundação Catarinense de Assistência Social (FUCAS) reduzirá custos fixos com projetos que não tenham fontes de receitas externas, cujo desenvolvimento dependam exclusivamente de recursos fundacionais. Essa foi a deliberação unânime do Conselho Curador da entidade, em reunião extraordinária, realizada na manhã desta quinta-feira (28/6).

Na mesma reunião, o Conselho Curador recebeu o relato do Administrador provisório da entidade, nomeado judicialmente, Luiz Antônio Costa, sobre o trabalho de saneamento da gestão na FUCAS que realizou desde a sua nomeação, em fevereiro desse ano. O Conselho Curador também solicitou ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) a renovação da nomeação do administrador provisório por mais seis meses.

O Promotor Davi do Espírito Santo, que atua na Curadoria das Fundações na Capital, especializada no velamento pelas fundações privadas, concordou com a solicitação. Agora, ele pedirá em juízo a extensão da nomeação, cujo prazo expiraria em agosto. O objetivo é que haja continuidade do trabalho de saneamento da gestão da Fucas, entidade privada, bem como sejam adotadas medidas necessárias à recuperação dos valores investidos em fundos pelos gestores anteriores.

Durante a reunião, Administrador da entidade relatou a necessidade de interrupção das atividades do Programa Campeões da Quadra e da Vida (PCQV), uma vez que não existe perspectiva, a curto e médio prazo, de seu financiamento por meio de recursos externos, do Poder Público ou da iniciativa privada. O custo mensal para manutenção do Projeto, considerados os gastos operacionais em com pessoal, totalizam aproximadamente R$ 170 mil, valor este que é arcado exclusivamente com os recursos da FUCAS.

Dessa forma, o Conselho Curador aprovou a suspensão temporária do PCQV até que a entidade possa, com recursos próprios, de outras entidades privadas ou mesmo oriundos de parcerias com o Poder Público retomar o Projeto. As atividades do projeto serão realizadas até o término oficial do primeiro semestre.

O Administrador da entidade informou, ainda, que, atualmente, somente o Projeto Jovem Aprendiz poderá ser mantido, uma vez que os recursos para a sua manutenção provêm de empresas e entidades que, contratualmente, repassam valores para o seu custeio. O Administrador comunicou também que desde a sua nomeação foram incluídos cerca de 70 alunos no Projeto. "Trata-se de um projeto autossustentável, cuja continuação não compromete o caixa da instituição", afirmou Costa aos Conselheiros.

O Promotor de Justiça Davi do Espírito, que acompanhou a reunião, afirma que a decisão unânime do órgão colegiado reforça o que fora recomendado anteriormente pelo Ministério Público, de que devam ser mantidos em operação somente os projetos sociais que não comprometam a capacidade de mantença da entidade. "Nada impede que, no futuro, havendo captação de recursos específicos, o importante projeto agora suspenso venha a ser retomado."

Entenda a Intervenção na administração da FUCAS

A Fundação Catarinense de Assistência Social (FUCAS) está atualmente sob intervenção administrativa. A nomeação do Administrador provisório foi requerida judicialmente pelo Ministério Público (Curadoria das Fundações)no mês de fevereiro desse ano, diante da dificuldade para compor uma nova Diretoria Executiva, após a renúncia de todos os seus membros em virtude da grave situação econômico-financeira da entidade.

Sem representação legal, em razão da renúncia de seu então Presidente, cuja destituição fora formalmente recomendada pelo Mistério Público ao Conselho Curador, a FUCAS ficou, na ocasião, sem administrador para realizar os atos indispensáveis à continuidade de suas atividades. Em decorrência da falta de liquidez de seus investimentos, a entidade estava em débito com os seus empegados, desde o final de 2017, que haviam aprovado em assembleia geral a paralisação de suas atividades.

O administrador provisório, indicado pelo Ministério Público, após a assinatura de compromisso em Juízo, assumiu a missão de adotar as providências necessárias para a reestruturação administrativa da entidade, para pagamento dos valores devidos a empregados, fornecedores e ao Poder Público, bem como para promover as providências necessárias para recuperação integral dos recursos investidos em fundos, além de coletar, para encaminhamento ao Ministério Público, de elementos necessários à apuração de eventual responsabilidade pela situação da fundação.

O Administrador provisório promoveu a recomposição do conselho curador e do conselho fiscal, que haviam ficado com composições incompletas pela renúncia de vários membros e falta de indicações das entidades previstas no estatuto. O administrador provisório também iniciou tratativas para parcerias com outra fundação privada para obtenção de recursos para o projeto Jovem Aprendiz.

Após a nomeação foram adotadas providências para o pagamento aos empregados e outros credores da entidade, com recursos obtidos com a venda de imóvel da FUCAS situado em Florianópolis, pelo valor de R$ 4,5 mi, após deliberação do Conselho Curador e anuência do Ministério Público. De todos os valores relativos à venda do imóvel serão prestadas contas ao Conselho Curador e Conselho Fiscal da FUCAS e Ministério Público.

Estes recursos destinaram-se também à retomada imediata das atividades fundacionais no primeiro semestre do corrente ano. Para o próximo semestre e para o ano de 2019, além da redução de gastos operacionais, o Administrador deverá, juntamente com o Conselho Curador, empenhar-se na captação de recursos externos para novos programas e projetos.

O prazo inicial para a administração provisória ficou estipulado em seis meses, encerrando no mês de agosto, havendo previsão de prorrogação mediante justificativa da necessidade de sua continuidade.

Procedimentos e Investigações em andamento

Atualmente, além do Procedimento de Cadastro da FUCAS (no qual se realiza o acompanhamento permanente da entidade), tramitam na 25ª Promotoria de Justiça da Capital dois inquéritos civis e um procedimento de investigação criminal, todos em fase de instrução.

Um inquérito civil tem por objeto a intervenção administrativa e está relacionado às medidas adotadas pelos gestores atuais para continuidade das atividades da entidade e recuperação de recursos que foram investidos em fundos por administrações anteriores. Outro inquérito civil apura possível responsabilidade civil, por danos causados a entidade por gestores e/ou terceiros.

Já o procedimento de investigação criminal investiga suposta responsabilidade criminal relacionada aos fatos que levaram à intervenção na administração da entidade.

Os procedimentos estão mantidos sob sigilo, para que não haja prejuízo às investigações.

TIRE SUAS DÚVIDAS NO CASO FUCAS

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança