FTC comemora 21 anos de história, inovação e desenvolvimento

06 Fev, 2018 15:44:18 - Variedades

Tubarão (SC)

Os trilhos da Ferrovia Tereza Cristina fazem parte da história de 14 municípios da região Sul de Santa Catarina, com uma malha de 164 km. Aos 21 anos desde a concessão, que se completam neste mês, a empresa já investiu mais de R$ 66 milhões em infraestrutura, material rodante, sinalização e telecomunicações, desenvolvimento tecnológico, capacitação e outros.

Mas a história começou quando as locomotivas ainda eram movidas à vapor, produzido por lenha ou carvão mineral. As sinalizações eram realizadas com lanternas de lamparina, identificadas pelas cores vermelho, verde e branco, que refletiam em vidros coloridos e, a comunicação, por telefones à manivela, que dificilmente completavam a ligação.

Ao longo dos anos, os bairros começaram a se desenvolver e, as cidades ganharam forma. Em 1997, o governo transferiu à iniciativa privada a gestão do sistema ferroviário nacional. Desde então, foram contabilizados mais de 58 milhões de toneladas transportadas, gerando mais de R$ 189 milhões entre outorgas, arrendamentos e pagamento de tributos, em arrecadação ao Tesouro Nacional.

A princípio, o foco era o transporte de carvão da região carbonífera para o Complexo Termelétrico da Usina Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo. Com o passar dos anos, o crescimento da indústria proporcionou novas possibilidades para o transporte ferroviário, e a FTC agregou mais essa tarefa: o transporte de contêineres, com destino à cabotagem no Porto de Imbituba. A FTC também tem acesso ao Terminal Intermodal Sul (TIS), posicionado estrategicamente no maior polo cerâmico do Brasil.

O orgulho da Ferrovia Tereza Cristina é ter o apoio dos colaboradores. Em todos esses anos de atuação, a empresa conquistou as certificações na ISO 9001 (Gestão da Qualidade), ISO 14001 (Gestão Ambiental) e na OHSAS 18001 (Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional), reflexo da transparência e da ética, nos negócios e nos relacionamentos.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

JInews