• Frente fria associada a ciclone provoca chuva e ventania no Sul do país

Frente fria associada a ciclone provoca chuva e ventania no Sul do país

12 Abr, 2021 11:19:43 - Geral

São Paulo (SP)

Uma frente fria associada a um ciclone extratropical avança pelo Rio Grande do Sul neste domingo. A chuva se espalha pelo estado no decorrer do dia e há condições para raios e ventania.

O dia já começou com chuva forte e com rajadas de vento no sul e oeste do Rio Grande do Sul. A tendência é que a chuva diminua nestas áreas, mas enquanto isso, vai aumentando nas demais áreas gaúchas. Há risco de temporais, acompanhados de raios e ventos fortes, inclusive na Grande Porto Alegre . Não se descarta a possibilidade de queda de granizo em algumas localidades. Neste domingo, as rajadas mais intensas ficam entre 60 e 85km/h.

Pode chover a partir da tarde também no oeste de Santa Catarina e do Paraná, mas ainda de forma isolada. Na faixa leste destes estados, por enquanto não chove, inclusive em Curitiba Florianópolis . Porém, mesmo sem chuva, pode ventar forte neste domingo.

Na segunda-feira, a frente fria avança mais e provoca chuva também no Paraná. Não há expectativa de grandes temporais, mas pontualmente não se descarta o risco de chuva forte. A chuva mais frequente fica concentrada no leste do estado, onde está o litoral e a Grande Curitiba. As nuvens aumentam no leste de Santa Catarina, porém não chove na região.

Ventos intensos deixam mar agitado e com risco de ressaca

Os ventos continuam intensos no Sul do Brasil e na faixa leste as rajadas ficam entre 60 e 80km/h. O vento no Rio Grande do Sul começa a enfraquecer, mas o destaque para esta segunda-feira ainda é o mar agitado no litoral da Região e com risco de ressaca de Chuí a Laguna(RS).

Temperaturas

As temperaturas vão diminuir na Região ao anoitecer e a segunda-feira já vai começar com sensação de frio em muitas áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Possibilidade de Geada

Com a entrada do ar frio, a temperatura cai ainda mais na terça-feira, dia 13 de Abril. A previsão é de que a madrugada seja fria em muitas cidades ainda. Nas áreas de serra e nos pontos mais altos de Santa Catarina do Rio Grande do Sul, não dá para descartar o risco de geada.

Sobre a Climatempo

Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para segmentos estratégicos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.

Em 2015, investiu na instalação do LABS Climatempo, no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), que atua na pesquisa e desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Em 2019, a Climatempo passou a fazer parte do grupo norueguês StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão, e dois anos depois, em 2021, uniu-se à Somar Meteorologia, formando a maior companhia do setor na América do Sul. A fusão das duas empresas impulsiona a Climatempo a ser protagonista global de fornecimento de dados e soluções para os setores produtivos do Brasil e demais países da América Latina, com capacidade de oferecer informações precisas de forma mais ágil e robusta.

O Grupo Climatempo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE