• Fotógrafo catarinense Renato Machado lança livro Paisagens Secretas

Fotógrafo catarinense Renato Machado lança livro Paisagens Secretas

10 Jun, 2020 19:41:11 - Variedades

Florianópolis (SC)

Arte, registro, paisagem e realização. O fotógrafo catarinense Renato Machado acaba de lançar o primeiro livro da sua carreira. A obra Paisagens Secretas, Sul do Brasil contém mais de 100 registros fotográficos das mais belas regiões dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O livro de 124 páginas é dividido em três capítulos: Oceano; Serras e Montanhas; e Cachoeiras, e já está à venda pelo www.renatomachadophoto.com/livro

“A fotografia é um eterno aprendizado e nos oferece infinitas possibilidades. Sem a rigidez das certezas ou o medo de errar, permite ao artista ser verdadeiramente livre”, comenta Renato Machado. “Neste meu primeiro livro proponho uma jornada por lugares do Sul do Brasil. O esplendor do pôr do sol, o fluir elegante de uma cachoeira, a amplitude do oceano, a fortaleza do cânion. Perceber a energia das paisagens, transmitidas e reinterpretadas, com sensibilidade, é um convite a descobrir – ou redescobrir - o mundo”, acrescenta o artista.

Segundo Renato Machado, o desejo de lançar o livro o acompanha há tempos. “Essa obra é a primeira de uma série de livros que pretendemos publicar. E poder levar aos amantes da fotografia e da natureza um pouco do que vejo nas minhas andanças e expedições fotográficas é uma grata satisfação. Uma forma de levar um pouco da beleza destas paisagens às pessoas, em um momento tão delicado como este em que estamos vivendo”, diz.

A paixão de Machado pela fotografia surgiu durante uma viagem à Patagônia em 2013. “Deste momento em diante o desejo de fotografar paisagens esteve sempre comigo”, afirma o artista. “Costumo usar técnicas de longa exposição, principalmente para capturar a delicadeza dos movimentos, como de uma cachoeira, ondas e nuvens, por exemplo. Também uso a técnica de HDR para composição de fotos mais equilibradas na exposição”, complementa.

Sobre a produção e preparo para a procura de novas imagens, Machado diz que um dos requisitos principais é o de buscar e sentir a alma do local. “Sempre digo que a foto deve ter alma. Para isso, você precisa sentir o lugar, perceber a energia e o belo daquele espaço. Em cada local que vou fotografar, primeiro sinto o lugar para depois capturar as imagens. Assim, a fotografia representará aquele momento ou aquela energia”, esclarece.

Renato Machado

É empresário da área de marketing e dedica-se à fotografia há mais de 10 anos. Em 2013, durante uma viagem à Patagônia, a fotografia virou assunto sério na vida de Renato Machado, que se especializou em Photo Landscape (fotografia de paisagem), utilizando técnicas de longa exposição em HDR - High Dynamic Range (Alto Alcance Dinâmico). Outras de suas excursões incluem o Deserto do Saara e lugares como Egito, Ilha de Páscoa e Polinésia. Recentemente, liderou expedições fotográficas ao Jalapão (TO); Cavernas do Peruaçu (MG); El Chalten, na Argentina; e Parque Nacional Torres del Paine, no Chile.

Natural de Florianópolis, Santa Catarina, Renato Machado mora em Joinville e já participou de concursos internacionais como Sony World Photography Award 2015 e Zeiss Photography Award 2016, além de ter fotos publicadas no National Geographic, Fotografe Melhor, e em veículos de imprensa nacional, como, por exemplo, o jornal Estadão. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/renatomachadophoto.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança