Fórum regional de graduação realizado pela Udesc debate desafios do ensino superior

10 Ago, 2018 16:42:32 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

Gestores de instituições de ensino superior (IES) brasileiras participaram nesta quinta, 9, e sexta-feira, 10, do Fórum de Pró-Reitores de Graduação da Região Sul (Forgrad Sul), organizado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), no Hotel Torre da Cachoeira, em Florianópolis.

Com o tema "Desafios do ensino superior: debates sobre a qualificação dos cursos de graduação", o evento reuniu representantes de IES dos três estados do Sul e de outras regiões do País e contou com cinco mesas-redondas, sobre as seguintes temáticas:

Políticas de formação docente para qualificação dos cursos de graduação;
Desafios dos cursos de licenciatura frente aos novos desenhos curriculares e aos programas Pibid e Residência Pedagógica;
Desafios curriculares frente à creditação da extensão;
Pedagogia universitária e as metodologias ativas;
Internacionalização nos cursos de graduação.

Carta de Florianópolis

As principais proposições resultantes dos debates, para cada temática, foram compiladas na Carta de Florianópolis, que será levada a 31ª reunião do Forgrad Nacional, em outubro, em João Pessoa, na Paraíba. Segundo a pró-reitora de Ensino da Udesc, Soraia Tonon da Luz, coordenadora do fórum, o documento reforça a necessidade do debate sobre os desafios do ensino superior e as estratégias para qualificação dos cursos de graduação, especialmente no contexto atual.

Protagonismo

"Estamos paulatinamente assistindo ao enfraquecimento dos investimentos e das políticas públicas para a educação no Brasil, com graves prejuízos para a educação superior e a formação de nossos jovens, em especial a formação de professores", alerta o documento, que afirma o papel representativo do Forgrad e seu dever de assumir o protagonismo nas discussões e formulação de políticas públicas nas instituições.

Assista à reportagem sobre o evento produzida pela TV Ufsc.

Na Udesc, a realização do evento foi coordenada pela Pró-Reitoria de Ensino da Udesc (Proen) – além de ser sede do fórum, a Udesc foi responsável pela programação e pela organização do encontro. A participação efetiva da universidade em ações que visem o debate e a qualificação do ensino superior são iniciativas alinhadas ao Plano de Gestão da Udesc 2016-2020, liderado pelo reitor, Marcus Tomasi, e pelo vice-reitor, Leandro Zvirtes.

Tomasi destacou no evento a alegria da Udesc em sediar o evento, especialmente pela relevância do tema no contexto atual: "A qualificação da graduação é algo que se deve buscar continuamente, um debate muito rico, que não tem fim. É fundamental que as instituições dialoguem e troquem experiências, pois é preciso ousar e inovar", afirmou.

Sobre o Forgad

Constituído por pró-reitores de Graduação ou ocupantes de cargos equivalentes das universidades e dos centros universitários, o Forgrad busca formular políticas e diretrizes básicas que permitam o fortalecimento das ações comuns e inerentes às pró-reitorias, em níveis nacional e regional. O fórum também contribui para formular e implementar políticas públicas de educação superior que visem o desenvolvimento do País, de forma articulada com órgãos governamentais e segmentos da sociedade civil.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas no site do evento. Acompanhe as novidades pelo FacebookInstagramTwitterWhatsApp e YouTube. Se você é estudante, acesse office.udesc.br para ter gratuitamente sua conta de e-mail da Udesc, o Office 365 e o Windows 10 Educacional.

TEXTO/ CAROLINA PIMENTEL/ AGÊNCIA BRASIL

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

JInews