• Fórum Parlamentar discute ações para reabilitar Tubarão

Fórum Parlamentar discute ações para reabilitar Tubarão

21 Nov, 2016 14:23:06 - Geral

Tubarão (SC)

A reunião do Fórum Parlamentar Catarinense, em Tubarão, reuniu senadores e deputados federais da bancada catarinense, instituições financeiras, Secretaria de Estado da Defesa Civil e Defesa Civil Nacional. A intenção foi apresentar ações feitas no município e região após o vendaval do dia 16 de outubro.

Durante a discussão, na última sexta-feira, 18, o secretário Nacional da Defesa Civil, Renato Newton Ramlow, disse que dará prioridade ao município de Tubarão. Já o secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli, citou as ações prestadas pelo Estado, como por exemplo, assistência aos afetados e reabilitação dos municípios atingidos. "Paralelo a isso, começa o trabalho de reabilitação do cenário e os planos de trabalho para captação de recursos. E isso demanda tempo", diz.

Tubarão teve o decreto de Estado de Calamidade Pública reconhecido pela União. Capivari de Baixo aguarda o processo de reconhecimento federal; Pedras Grandes teve reconhecida a situação de emergência nesta semana; e Pescaria Brava está em trâmite de homologação estadual. Moratelli pediu mais empenho dos municípios que ainda precisam reunir documentos para dar continuidade ao processo. "Quem gerencia o processo, se precisar de um documento, deve ir atrás. Muitas vezes não é a burocracia e, sim, a vontade de fazer que agiliza o processo. Isso é importante para a gente finalizar o mais rápido possível e poder ajudar", pediu.

Para finalizar, o secretário disse que o trabalho da Defesa Civil SC não para por aqui. Frisou ainda os cuidados que deve ter com as estruturas que sofreram com o evento do mês passado e na última quinta-feira, 17, quando novamente a cidade foi atingida por ventos fortes. "Na passagem da primavera para o verão, eventos como esse são frequentes. Nossa equipe está à disposição e acredito que a gente consiga meios para restabelecer estruturas tanto na área pública quanto na área privada", conclui.

FGTS

A liberação do Fundo de Garantia do Trabalhador Social (FGTS) depende do reconhecimento da Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública do município atingido pelo evento. Como Tubarão já teve o reconhecimento, o gerente regional da área governamental da Caixa Econômica Federal, Nelson Souza, disse que a partir de segunda-feira, 21, até o dia 22 de dezembro os moradores atingidos pelo vendaval de outubro podem procurar a agência da Caixa de Tubarão para sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).


TEXTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃOFOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE