• Fórum Nacional de Dirigentes do Sistema Socioeducativo foi aberto

Fórum Nacional de Dirigentes do Sistema Socioeducativo foi aberto

20 Mar, 2018 14:36:24 - Geral

Florianópolis (SC)

Com o objetivo de promover a articulação entre os dirigentes e integrar práticas de gestão, foi aberto nesta segunda-feira, 19, em Florianópolis, o Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras da Política de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fonacriad).

“A socioeducação precisa ser melhor entendida como política pública, e o objetivo deste Fórum é articular todas as experiências do Brasil voltadas para o adolescente em conflito com a lei de acordo com o que é preconizado pelo Sinase, o Sistema Nacional Socioeducativo”, declarou o secretário de Estado da Justiça e Cidadania (SJC), Leandro Lima,  na solenidade de abertura do evento realizada na sede do Ministério Público Estadual.

A secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), Berenice Giannella, e o coordenador nacional do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), Ricardo Peres da Costa, também participaram da abertura do evento.

De acordo com Peres, o Brasil possui atualmente 27 mil adolescentes cumprindo medida de internação e de internação provisória e de semiliberdade, são as chamadas medidas de privação de restrição de liberdade; e em torno de 120 mil cumprindo liberdade assistida e prestação de serviço a comunidade, onde permanecem com os familiares. “É um número que cresce,  no entanto estamos trabalhando para melhor atender esta população e oferecer uma condição diferente que ajude este adolescente a refletir e encontrar um novo caminho”, destaca o coordenador.

O diretor do Departamento de Administração Socioeducativo (Dease), Zeno Tressoldi, a presidente do Fonacriad, Elisângela Cardoso, e demais autoridades, também participaram da abertura do evento, que se encerra nesta quarta-feira,21, na Capital.

1ª Reunião Técnica do Fonacriad - 2018 

Programação

Data: 19, 20 e 21 de março de 2018.

Local: Auditório do MPSC, Rua Bocaiúva, 1750, Casa do Barão, Centro, Florianópolis.

Dia 20/03/18 – terça-feira:

(Programação Interna – gestores estaduais)

8h30min – Relato do Atendimento Socioeducativo nos Estados da Federação;

10h – intervalo;

10h20min – Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e Coordenação Nacional do Sinase: a) Status dos Grupos de Trabalho: Normativas de Segurança; b) Convalidação da 2ª. Oficina referente à construção dos Parâmetros Nacionais para a Medida Socioeducativa de Semiliberdade; c) Pesquisa da Senad/USP; d) Socialização dos levantamentos 2015 a 2016; e) Demais informes;

11h20min – Interface da Socioeducação e FONACRIAD com os Colegiados e instancias Nacionais: Conanda, CNJ, Fonseas e MDS;

12h – Almoço;

13h30min – A Gestão Administrativa e Financeira a Serviço da Socioeducação: relato de experiência dos estados do Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Pará.

16h – Intervalo;

16h20min – Debate e interação com a plenária, a partir dos diferentes contextos Administrativos e Financeiros vividos pelos Estados;

19h – Jantar e convivência.

Dia 21/03/18 – quarta-feira:

8h30min – Construção da Agenda Estratégica do Fonacriad para 2018/2019.

9h30 – Informes Gerais

9h50 - Definição de pauta para a 2ª reunião temática do Fonacriad, no ano de 2018;

10h10 – Intervalo;

10h30min – Case de parceria entre Sistema Socioeducativo e Judiciário em São Miguel do Oeste. Dra. Larissa Takashima – Ministério Público de SC – e Dr. Júlio Antônio Bagetti, Advogado da Prefeitura de São Miguel do Oeste.

12h – Almoço;

13h30min – Avaliação do encontro;

14h – Encerramento.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE