• Fórum Mundial da Água debate sobre saneamento

    O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU em 22 de março de 1992, visando à conscientização da população a respeito da valiosa substância, cujo assunto foi pauta do Fórum, em DF.

Fórum Mundial da Água debate sobre saneamento

22 Mar, 2018 10:04:39 - Geral

Içara (SC) 

O 8º Fórum Mundial da Água, que pela primeira vez acontece na América do Sul, em Brasília (DF) iniciou na última terça-feira (20/3) e se estende até a próxima sexta (23). 

Considerado o mais importante evento internacional na discussão de temas como a crise hídrica no mundo, o fórum segue com uma programação extensa.

Representantes do Comitê da Bacia do Rio Urussanga estão presentes no fórum com um estande. O grupo também participou de sessões temáticas e discussões relevantes conduzidos pela Agência Nacional das Águas (ANA) e pelo Banco Mundial.

Principal reservatório de água da região Sul de Santa Catarina, situada em Siderópolis (SC), a Barragem do Rio São Bento, cuja superfície de água cobre 450 hectares (equivalente a quase 500 campos de futebol).

Abastece Içara (SC) e a maioria das cidades da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec).

Já Balneário Rincão (SC) conta com a Lagoa do Faxinal (que abastece a cidade e parte de Içara), 13 km de orla marítima e mais cinco lagoas de água doce.

Rincão foi criado inicialmente como distrito de Içara (SC) em 15 de julho de 1999, elevando-se à categoria de município pela lei n° 12.668, de 3 de outubro de 2003, mediante referendo. Em 1º de janeiro de 2013, foi oficialmente instalado

O Dia Mundial da Água  (DMA) foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) através da resolução A/RES/47/193 de 21 de fevereiro de 1993, declarando DMA em 22 de março.

Água é vida água é tudo

No dia 22 de março de 1992, a ONU, além de instituir o Dia Mundial da Água, divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos. 

1- A água faz parte do patrimônio do planeta;

2-A água é a seiva do planeta;

3- Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;

4- O equilíbrio e o futuro do planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

5- A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos sucessores;

6- A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;

7- A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;

8- A utilização da água implica respeito à lei;

9- A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos da proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;

10- O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão da distribuição desigual sobre a Terra.

Como a população necessita da água para a sobrevivência, em julho de 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou, através da Resolução A/RES/64/292, que a água limpa e segura e o saneamento básico são direitos humanos. Sendo assim, a água de qualidade e o saneamento básico passaram a ser um direito garantido por lei. O uso racional e a preservação são fundamentais para garantir qualidade de vida para a atual geração e também para as futuras. Faça uso consciente da água.

FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal