Fórum de Competitividade promove assembleia

10 Nov, 2016 09:45:27 - Geral

Chapecó (SC)

O Fórum de Competitividade e Desenvolvimento para a Região Oeste de Santa Catarina reúne-se nesta quinta-feira (10), das 15 às 17 horas, no auditório do Bloco A da Unoesc Chapecó. A direção do Fórum prestará contas e a assembleia elegerá a diretoria para a próxima gestão. A diretoria é constituída por presidente, quatro vice-presidentes regionais, primeiro e segundo secretários e primeiro e segundo tesoureiros. O mandado é dois anos.

O atual presidente do Fórum, Ricardo Antônio de Marco, lembra que neste ano foi feito um amplo estudo das necessidades da região oeste e foram definidas prioridades a curto, médio e longo prazos nas áreas da educação, rodovias, ferrovias, aeroporto, energia, centro de tecnologia e inovação, saúde e agricultura. “O trabalho foi resultado do esforço de inúmeras instituições da região que, reunidas, produziram o documento que foi entregue ao Governo do Estado”, ressalta.

O Oeste catarinense é responsável por 19% dos empregos da indústria de transformação do Estado, sendo que 48% dos trabalhadores deste segmento estão alocados no complexo agroalimentar, que contribui, decisivamente, para que Santa Catarina ocupe a primeira colocação nacional na produção de suínos e a segunda na de aves. A economia do Oeste também se destaca nos setores de móveis e madeira, metalmecânico e metalurgia. “Buscar soluções para os entraves e melhorias nos oito setores elencados no estudo é fundamental para o desenvolvimento e crescimento da região oeste”, reforça o presidente do Fórum.

COMPETITIVIDADE E DESENVOLVIMENTO

O Fórum de Competitividade e Desenvolvimento foi criado em 2013 por iniciativa da Unoesc e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) para planejar o crescimento com foco no desenvolvimento econômico sustentável. Trata-se de um órgão técnico de articulação, orientação e integração regional na definição de diretrizes voltadas à competitividade e ao desenvolvimento do Oeste.

Tem como objetivos promover a integração regional para discutir suas competências, de forma a proporcionar condições para o seu desenvolvimento e competitividade; construir uma agenda participativa; desenvolver um plano de ação visando aglutinar as diversas iniciativas, projetos e propostas e articular a captação e aplicação de recursos e a elaboração de estudos.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança