Fórum das Cooperativas Agropecuárias debate inovações e futuro do segmento

05 Abr, 2017 23:56:20 - Geral

Chapecó (SC)


O presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), Luiz Vicente Suzin, participou nessa semana, do Fórum das Cooperativas Agropecuárias, em São Paulo. Desenvolvido pelo Informa Group, o evento reuniu público altamente qualificado, formado na maioria por presidentes, diretores e superintendentes de cooperativas. O evento teve como tema “As Cooperativas do Futuro – Vamos semear juntos o futuro das cooperativas”. A iniciativa teve por objetivo criar um ambiente de intercooperação, reunindo conteúdo e networking entre as lideranças cooperativistas e entidades do agronegócio – segmento de grande expressividade no país.


Dados divulgados pelo Informa Group apontam que enquanto o desemprego atinge quase 13 milhões de pessoas, as cooperativas agropecuárias proporcionam 181 mil empregos diretos no Brasil. Elas somam 1.543 unidades no país e, destas, mais de 23% são agropecuárias. Em 2015, considerando todos os setores, as cooperativas exportaram para 148 países um volume de U$ 5,3 bilhões, sendo 98% originários das cooperativas agropecuárias. Suzin destacou a importância de participar do Fórum, mencionando que a contribuição das cooperativas catarinenses ao desenvolvimento social e econômico do Estado e do País é significativa. “Os dados de 2016 estão em fase de contabilização, mas em 2015, o cooperativismo do Estado cresceu 12,96%. As 260 cooperativas reúnem 1,908 milhão de famílias associadas, mantêm 56.311 empregos diretos e faturam mais de R$ 27 bilhões de reais por ano”.


Segundo Suzin, as cooperativas do ramo agropecuário estão entre as que registram, anualmente, maior movimento econômico. Em 2015, as 51 cooperativas do setor representavam 64% do movimento econômico de todo o sistema cooperativista catarinense. No conjunto, elas mantêm um quadro social de 69.518 cooperados e um quadro funcional de 38.076 colaboradores. O faturamento anual do ramo agropecuário totalizou R$ 17 bilhões 276,4 milhões de reais. Para o presidente da Ocesc, participar de um evento como o Fórum das Cooperativas Agropecuárias é estratégico para debater práticas inovadoras e soluções de governança. “O evento trouxe palestrantes renomados que falaram sobre os desafios do setor, além de oportunizar momentos de troca de experiência. Iniciativas como essas têm importante papel no enriquecimento da gestão e no desenvolvimento de nossas cooperativas que já são consideradas referência no país”. 


O evento contou com o apoio institucional da OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras. Também apoiaram a iniciativa, a OCESP, OCB/PA, OCB/PB, OCB/MS, OCEMG e OCBR/RJ. Além de contemplar lideranças brasileiras, a segunda edição teve o apoio de importantes organizações internacionais, como a ACA - Asociación de Cooperativas Argentinas C.L. e CAF – Cooperativas Agrarias Federadas, do Uruguai. Ainda no âmbito internacional o evento teve a apresentação da Zen-Noh Grain Brasil, representando a segunda maior cooperativa do mundo; da Land O’Lakes, segunda maior dos Estados Unidos; e da Embaixada da Alemanha no Brasil. O objetivo foi trazer experiências internacionais, estreitar laços e promover negócios entre os países.


TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE