• Fórum contra reforma previdenciária debate com deputada

Fórum contra reforma previdenciária debate com deputada

23 Jan, 2017 17:05:33 - Política

Criciúma (SC)

A deputada federal Giovana de Sá (PSDB) será a primeira parlamentar da região a se reunir e discutir a proposta de reforma da previdência social do governo federal, com lideranças sociais e sindicais que integram o Fórum Catarinense Contra a Reforma Previdenciária, nesta quinta-feira (26), às 10h, na sede do sindicato dos químicos de Criciúma e região.

O fórum foi criado na semana passada por representantes de sindicatos e movimentos sociais da região, de quatro federações de trabalhadores (indústria, construção civil, mineiros e aposentados e pensionistas), e três centrais sindicais (UGT, NCST e CTB) e realizou nesta segunda-feira (23) sua primeira reunião para definição de estratégias de atuação. Ouvir e debater a questão com representantes da região na Câmara Federal, em Brasília, é a primeira decisão tomada.

Giovana de Sá foi a primeira convidada e confirmou o encontro para quinta-feira. Ela vai ouvir a posição dos representantes da classe trabalhadora regional e deve estar acompanhada do advogado Arlindo Rocha, prefeito de Maracajá, que há quase 30 anos atua na área trabalhista e previdenciária, defendendo os trabalhadores da indústria cerâmica. O advogado Matuzalém dos Santos, especialista em direito previdenciário, também confirmou presença no encontro.

“Nossa principal meta é envolver a classe trabalhadora neste debate; a reforma proposta e que já está no congresso é um crime contra os trabalhadores e precisamos impedir que deputados e senadores aprovem estas medidas”, disse Genoir dos Santos, o Foquinha, presidente da Federação dos Mineiros do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, um dos mais preocupados membros do fórum, já que a reforma, praticamente, acaba a aposentadoria especial dos mineiros.

Os integrantes do Fórum marcaram para 11 de fevereiro um ato público no centro de Criciúma, com mobilização de trabalhadores de toda região Sul de Santa Catarina. “Os trabalhadores precisam acordar e começar a demonstrar que não estão satisfeito com esta reforma que vai afetar gerações”, afirma Carlos de Cordes, o Dé, como representante no Fórum da Federação dos Trabalhadores na Indústria de Santa Catarina (Fetisesc), entidade que representa mais de 300 mil trabalhadores no estado.

Representante da CTB (Central Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), Edna Benedet, a presidente do Sindicato dos Servidores de Içara e Balneário Rincão (Sindserpi) salienta que os trabalhadores do serviço público também precisam se mobilizar, pois apesar de terem institutos próprios de previdência, suas regras de aposentadoria e benefícios se alteram em virtude da reforma se dar na constituição federal. “A situação dos servidores é muito preocupante”, resume Edna.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSAFOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE