• Fortalecimento das relações entre Santa Catarina e Alemanha

Fortalecimento das relações entre Santa Catarina e Alemanha

20 Mar, 2018 15:28:49 - Política

Florianópolis (SC)

Fortalecimento das relações governamentais, ampliação de oportunidades e novas parcerias foram discutidos no encontro entre o governador Eduardo Pinho Moreira e o cônsul-geral da Alemanha no Brasil, Stefan Traumann, nesta terça-feira, 20, no Centro Administrativo, em Florianópolis. O governador destacou que a Alemanha é um dos maiores parceiros comerciais de Santa Catarina e a colonização alemã é forte no Estado.

“Considero muito importante aprimorar, ampliar e aperfeiçoar nossas relações com a Alemanha, pois isso garante ainda mais oportunidades e desenvolvimento para ambos”, disse Eduardo Pinho Moreira.

O cônsul solicitou ao governador a continuidade da parceria entre Santa Catarina e o estado alemão da Turíngia, com o intercâmbio de informações e experiências nas áreas científica, tecnológica, econômica e comercial, firmada em 2015. Stefan Traumann ressaltou ainda a necessidade de fortalecer o acordo de cooperação entre Santa Catarina e Berlim, firmado em 2014, para viabilizar projetos na área de tecnologias ópticas avançadas, como pesquisas sobre fibras óticas e emissores de luz.

“Temos muitos laços com Santa Catarina em áreas como economia, ciência e cultura. Nosso objetivo é ampliar cada vez mais as parcerias e, com o encontro de hoje com o governador, tive a certeza que serão ainda mais fortalecidas”, informou o cônsul.

O governador afirmou que os acordos devem continuar, para isso, em breve voltará a conversar com o cônsul em visita a Porto Alegre. Eduardo Pinho Moreira garantiu ainda a participação do Governo do Estado no Encontro Econômico Brasil-Alemanha, que será realizado em junho, na cidade de Colônia, na Alemanha.

Semana da Língua Alemã no Brasil

A Semana da Língua Alemã no Brasil, que acontece nos dias 7 a 15 de abril, também foi abordada no encontro. O cônsul disse que a participação de Santa Catarina será muito importante devido à grande colonização alemã no Estado.  A iniciativa realizará mais de 450 eventos em todo o Brasil, incluindo exibição de filmes, aulas demonstrativas de alemão, workshops, oficinas e atividades culturais. As atividades visam incentivar e promover a língua e a cultura. Eduardo Pinho Moreira informou que a Fundação Catarinense de Cultura vai apoiar o evento.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE