• Fortalecimento da união dos estados é discutido entre governadores

Fortalecimento da união dos estados é discutido entre governadores

01 Nov, 2016 10:58:27 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

O governador Raimundo Colombo participou, em Curitiba, da reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul). O evento ocorreu na sede do Governo do Paraná, na manhã desta segunda-feira, 31, e discutiu assuntos de interesse dos quatro estados que compõem o Conselho: Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. O tema central da reunião aponta para o fortalecimento da união dos estados em torno das demandas comuns, a reflexão sobre as reformas que precisam ser feitas no país para a retomada da credibilidade e do crescimento econômico e a construção de corredores federais para escoamento da produção dos estados.

Colombo falou que o ano tem sido muito difícil por conta da crise, mas que o estado tem conseguido encontrar alternativas para minimizar o impacto da instabilidade econômica e política que o país atravessa. “Uma conquista extraordinária, por exemplo, foi a renegociação da dívida pública que nos permitiu um equilíbrio maior nas contas e continuar investindo”, disse.

Por outro lado, o governador avalia como fundamental para o país e para os estados a reforma da previdência. “Não adianta mudar só as pessoas. Se o modelo de Estado não for corrigido, entrará em colapso”, completou Raimundo Colombo.

Durante reunião, além de Colombo, os governadores do Paraná, Beto Richa; do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori; e o secretário de Governo e Gestão do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, assinaram resoluções referentes ao orçamento do Codesul para 2017 e aprovaram relatórios, balanço e demonstrações financeiras do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) – um dos principais fomentadores dos projetos dos estados do Codesul.

Os governadores também assinaram ofícios que serão encaminhados a Brasília solicitando apoio a projetos de Defesa Civil e pesquisa sobre mudanças climáticas e o descontigenciamento de operações de crédito para municípios da região sul país.

Um termo de cooperação entre o Codesul e Zona de Integração do Centro Oeste Sul Americano (Zicosur) também foi assinado para instalação conjunta de comissão na área de infraestrutura.

Ao concluir a reunião, o governador Beto Richa reforçou a necessidade da união nesse momento de crise. "Na história recente do país, talvez este seja o momento mais difícil para governar. A opinião pública nos cobra e, por outro lado, não temos os instrumentos adequados para atender as demandas da nossa gente. Temos que ser corajosos e unidos para construirmos um novo ciclo de desenvolvimento para todo o país", concluiu.


TEXTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal