• Fortalecer a comunidade escolar também é compromisso da família

    Participar da vida escolar do filho não é novidade para a mãe de Lorenzo Cruz Ravadelli, que o acompanha todos os sábados. Para ela, é uma segurança para saber que o filho está em um lugar que vai proporcionar um bom futuro profissional

Fortalecer a comunidade escolar também é compromisso da família

11 Abr, 2017 16:09:07 - Educação

Chapecó (SC)

O mecânico industrial Ivanor da Silva conheceu no sábado (8) o local onde a filha, Ana Paula da Silva, estuda. Ele participou do Dia da Família na Escola, iniciativa do Movimento Santa Catarina pela Educação e, além de acompanhar a filha até o SENAI Chapecó, ajudou-a a construir uma casinha para cachorro durante a oficina de edificações. “É bom para conhecer os professores, os colegas e os outros pais. Fiquei um pouco preocupado porque os alunos trabalham com muitos equipamentos, mas eles sabem fazer, se saíram muito bem”, disse.

Durante a oficina, os estudantes e os familiares confeccionaram casinhas para cachorros que serão doadas para lares temporários e para a ONG Amparo Animal. “Foi uma matéria para conhecer o processo de uma construção. Nós fizemos o projeto nas aulas e agora finalizamos com a ajuda dos pais, um momento bem bacana porque nos deixa mais próximos deles”, relatou Ana. A professora da área de supraestrutura e projetos do SENAI, Juliana Fávero, explicou que a confecção é feita com aproveitamento de materiais e o objetivo foi realizar uma atividade com significado. “As casinhas têm alto valor agregado e não costumam ser doadas. Para os alunos, é uma forma de aprender na prática e, além disso, fazer algo para ajudar os animais”, frisou.

Os pais também participaram, no SENAI, das oficinas de panificação com fabricação de cupcakes, elétrica, onde aprenderam a fazer instalações prediais, e de informática, que abordou backup de fotos no Google Fotos e ferramentas de WhatsApp. Ir ao Senai não é novidade para a massoterapeuta Jeovana Cruz. Todos os sábados, ela acompanha o filho Lorenzo Cruz Ravadelli e o marido Amilton Cruz Ravadelli. “Moramos em Pinhalzinho e viemos todos os sábados para o curso deles. A iniciativa de trazer a família para a escola é fantástica e é uma segurança a mais que nós, pais, temos ao saber que nossos filhos estão em um lugar que vai proporcionar um bom futuro profissionalizante”, destacou.

O Dia da Família na Escola ocorreu em todas as escolas do Sistema S, da rede estadual e da rede municipal de ensino de Chapecó. Na Escola Parque Cidadã Cyro Sosnosky, no bairro Efapi, parceira do Movimento SC pela Educação e integrante do projeto Conexão Jovem, teve mateada, corte de cabelo, cama elástica, eleição do Conselho Escolar, oficina de robótica e uma feijoada. A gestora, Grasiele Ciello, relatou que os pais dos cerca de mil alunos costumam acompanhar a vida escolar dos filhos. “Quando a família participa a aprendizagem melhora. No início do ano fizemos uma assembleia e reforçamos a importância da participação”, disse. A escola atende crianças da educação infantil até o 9º ano do ensino fundamental e, do 1º ao 5º ano, oferece ensino integral com atividades no contraturno que contemplam oficinas de horta, teatro, dança, português, matemática e informática. As ações na escola tiveram parceria da Aurora Alimentos, Frigorífico Ecofrigo, Senai Chapecó e Secretaria de Educação do município.

A oficina de robótica atraiu os estudantes, que puderam interagir com robôs de lego. A ação do Conexão Jovem e do projeto Eu Voluntário: Deixando meu Legado ocorreu também na escola Saad Antônio Sarquis, no bairro Cristo Rei. Os orientadores foram os jovens embaixadores da educação Allan Carniel e Matheus Bonamigo. Eles explicaram que a intenção foi demonstrar como o processo de aprendizagem pode ser prazeroso e despertar o interesse nas crianças sobre a importância de buscar conhecimento e continuar estudando, além de aproximar os alunos e familiares da tecnologia e inovação.

O gerente de Educação e Tecnologia do SENAI Chapecó, Almeri Dedonatto, enfatizou que o Movimento Santa Catarina pela Educação promove o Dia da Família na Escola para reforçar o vínculo familiar e o acompanhamento dos pais na vida escolar de seus filhos. "Os especialistas garantem que a proximidade entre os pais e a escola aumenta o desempenho e o rendimento do aluno", realçou.

Este é o segundo ano em que as escolas da rede estadual e do Sistema S sistematizaram e unificaram uma programação para atrair os familiares dos estudantes. A primeira edição do Dia da Família na Escola foi em abril de 2016.


MOVIMENTO SANTA CATARINA PELA EDUCAÇÃO

O Movimento Santa Catarina pela Educação é uma iniciativa desenvolvida pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) desde 2012, com participação do SESI e do SENAI. Obteve a adesão das federações patronais e dos serviços de aprendizagem e social do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio, Senac e Sesc), Agricultura (Faesc e Senar) e Transportes (Fetrancesc, Sest e Senat), além das entidades representativas dos trabalhadores das indústrias e de instituições públicas, como a Secretaria de Estado da Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SC). Seus principais desafios são de proporcionar a todos os trabalhadores catarinenses a escolaridade básica completa até 2024 e formação profissional e tecnológica compatível com a função, com foco na educação para o mundo do trabalho e na articulação e influência social na educação de Santa Catarina.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE