• Formatura de "Bombeiros da Melhor Idade" abre a Festa do Colono

Formatura de "Bombeiros da Melhor Idade" abre a Festa do Colono

19 Jul, 2018 15:57:47 - Variedades

Maracajá (SC)

A formatura da primeira turma do projeto "Bombeiros da Melhor Idade" e o Encontro Municipal de Idosos, às 14h desta sexta-feira(20), abrem a programação oficial da 27ª Festa do Colono de Maracajá, que se estende até a noite de domingo(22), com objetivo de homenagear as famílias agricultoras que são responsáveis por cerca de 40% do movimento econômico do município e da maior parte da cultura e tradição dos mais de 7 mil moradores de Maracajá.

"Nossa festa tem o âmbito da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Maracajá, composta por 19 comunidades católicas, incluindo as que estão em municípios que nos fazem limites, como Forquilhinha, Içara e Araranguá, mas as comunidades evangélicas também estão inseridas na organização e programação da festa", informa o coordenador da Comissão Centra Organizadora (CCO), Luiz Martinello, o Neguinho, diretor do Departamento Municipal de Agricultura. O evento se concentra no Centro Esportivo Municipal Antônio da Rocha.

"Temos uma festa com conceito e princípios diferenciados em relação aos municípios vizinhos; os visitantes de todos os lugares são bem vindo e se sentirão bem recepcionados, mas nosso foco são as famílias agricultura, a valorização de seus costumes, práticas e cultura de forma ampla, que trabalhamos para resgatar, manter e usar como princípios que nos unem", ressalta o prefeito Arlindo Rocha. Para estes fins, uma ampla área coberta foi contratada para abrigar o público visitante.

Arlindo acrescenta que "nossa festa, em sua 27ª edição, não é uma festa comercial, em busca de lucro e fazemos todos os esforços para que nossos agricultores e suas famílias não sejam explorados comercialmente". Uma forma de evitar esta exploração é não permitir instalação de parques com brinquedos elétricos. As crianças brincam gratuitamente em brinquedos infláveis. Algodão doce, pipoca e sucos são distribuídos aos pequenos.

Segundo Gisele Dal Pont, secretária geral da CCO, as atrações e eventos da festa também são programados com foco nas famílias agricultoras. Encontro Paroquial de Casais Rurais com palestra e jantar, encontro regional de agricultores, com palestra e almoço, partida final do campeonato municipal de futebol, apresentações culturais locais, noite gospel, missa campal, desfile de carros alegóricos e máquinas agrícolas, e olimpíadas rurais, fazem a programação, entre outras. Um Parque de Exposição foi montado para mostrar bois carreiros, bois criados para exposições, artesanato e produtos agrícolas.

Como atrações principais, definidos com base em pesquisas realizadas entre as famílias agricultoras, segundo a secretária de Administração e Finanças e tesoureira da CCO, Marluci Freitas, a programação contempla os shows do humorista Paulinho Mixaria, Grupo Tchê Barbaridades, o cantor Lúcio Zilli e Banda e a dupla Neguinho e Emanuel. No desfecho da festa, o Grupo Cultural Amici Della Polenta, de Urussanga, repetem o sucesso do ano passado e promove um novo "Tombo Della Polenta", no início da noite de domingo.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE