• Formados no curso técnico ganham nova oportunidade na carreira

    Seguindo a política de incentivo à formação e educação de seus colaboradores, a Ceusa também tem apoiado financeiramente aquelesque ingressam nos cursos técnicos

Formados no curso técnico ganham nova oportunidade na carreira

18 Jan, 2019 09:39:24 - Educação

Criciúma (SC)

A transformação através da educação segue produzindo cases. Na Ceusa, em Urussanga, os profissionais formados no curso Técnico em Cerâmica, pelo Senai Criciúma, já trilham novas oportunidades na carreira. Três colaboradores passaram por processos seletivos internos e foram promovidos. A formação técnica foi um pré-requisito para o novo cargo.

Seguindo a política de incentivo à formação e educação de seus colaboradores, a Ceusa também tem apoiado financeiramente seus colaboradores que ingressam nos cursos técnicos. Em 2018 a empresa concedeu bolsas de até 50% de desconto. A coordenadora de RH, Micheline Toazza, explica que as bolsas fazem parte do incentivo da empresa à formação de capital intelectual para o negócio. "Oferecemos bolsas de estudos para curso técnico e superior em áreas afins, para receber a bolsa é necessário se inscrever e passar por um processo seletivo interno, no Curso de cerâmica do SENAI se formaram 11 alunos, sete são nossos colaboradores e três durante o curso passaram por processo seletivo e foram promovidos em 2018", acrescenta Micheline. "Essa mudança mostra que o estudo traz melhor desempenho, abrangendo conhecimento, autoestima, motivação, troca de experiência com os colegas, entre outros.", explica Micheline.

A formação técnica proporcionou um novo momento profissional para o colaborador Davi Zapelini Jeremias que, em 2018, passou pelo processo de seleção e foi promovido a Instrutor Técnico. Há 14 anos na empresa, onde trabalhava no setor de retífica, ele percebeu que era momento de voltar a estudar e investiu no curso técnico. Ao longo do curso, os conteúdos estudados lhe permitiram conhecer melhor todo o processo de desenvolvimento, fabricação e estratégias comerciais. Todas essas informações, aliadas à sua bagagem profissional atuando na produção lhe garantiram buscar novas oportunidades na empresa. Hoje, já promovido ao cargo de Instrutor Técnico, ligado ao setor de marketing, é responsável por realizar o atendimento às revendas, onde realiza o treinamento aos vendedores. "Tudo que aprendi ao longo do curso me qualificou para atuar neste novo setor, onde o conhecimento técnico é fundamental, onde lidamos com situações novas e precisamos dar o retorno satisfatório aos vendedores", explica Davi, que pensa em aprimorar ainda mais seus conhecimentos e continuar a crescer na empresa.

A oportunidade de crescimento profissional também veio com a formação no curso Técnico em Cerâmica para o colaborador Marciano de Freitas. Após viver por dez anos na Alemanha, em 2015 retornou para o Brasil e no ano seguinte foi admitido na Ceusa. No final do ano passado, já concluindo o curso técnico, se inscreveu para a vaga no setor de Desenvolvimento de Produtos e foi classificado entre 35 candidatos. Marciano conta que a Ceusa tem lhe permitido grandes oportunidades de crescimento profissional, como a realização do curso técnico, onde pode aprofundar seus conhecimentos sobre a produção cerâmica. "Não tenho medo da responsabilidade e hoje busco crescer cada vez mais na profissão", conta Marciano, que já planeja voltar a estudar e fazer uma faculdade. Já o colaborador Diego Teixeira também foi promovido a Supervisor de Controle de Qualidade. Completam a turma de formandos da Ceusa, Claudionei dos Santos, Diego Teixeira, Jandersson Amadeu, Jacimar Francisco Laurindo e Jardel Nazário.

O curso tem quatro semestres de duração e é realizado à noite, onde são desenvolvidas habilidades como a execução de ensaios laboratoriais, controle de processos produtivos e desenvolvimento de novos produtos, sempre de acordo com normas técnicas de segurança do trabalho e de preservação ambiental.

A Ceusa, integrante do grupo Duratex, mantém o programa de Gestão Integrada de Pessoas, que visa incentivar e oferecer oportunidades de crescimento dentro da companhia para seus colaboradores a partir de diferentes ferramentas e processos e, com isso, manter o índice de 70% das vagas preenchidas por aproveitamento interno.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE