• Formação para professores da rede municipal ocorrerá na segunda-feira

Formação para professores da rede municipal ocorrerá na segunda-feira

26 Jul, 2018 13:46:28 - Geral

Urussanga (SC)

A Administração Municipal de Urussanga por meio da Secretaria de Educação promoverá nesta segunda, dia 30, uma formação para os professores da rede municipal de ensino. O evento que ocorrerá das 7h30 às 17h30, na Sociedade Recreativa Urussanga, terá como tema “A Educação e seus desafios”. Na parte da manhã serão realizadas palestras com doutor Pedro Caron, psiquiatra infantil, com o tema: “Transtornos Psiquiátricos no Ambiente Escolar”. Em seguida, ocorrerá a palestra com a promotora de Justiça Diana da Costa Chierighini que trabalhará temas como a importância do registro do diário de classe, os caminhos a serem seguidos quando (suspeito ou constatado) um problema emocional ou físico com uma criança, entre outros assuntos.

Já na parte da tarde será realizada a palestra com o tema “Superação: Gatilhos para Determinar o Rumo da Própria Vida” ministrada por Marcos Petry e Arlete Boing Petry. Marcos é escritor, com duas obras publicadas “Contos de Meninos e Meninas, Contos de Homens e Mulheres” lançada em 2016 e “Memórias de um Autista por Ele Mesmo” finalizada este ano, onde conta um pouco do processo de descoberta do autismo, a aceitação e a superação dos limites.

“Por meio da Formação Continuada, os professores e os gestores da instituição, tornam-se mais capacitados para ponderar sobre todos os aspectos pedagógicos e, para além deles, propor estratégias com a finalidade de sanar as dificuldades e instalar mudanças significativas em toda a comunidade escolar assim, à qualidade da educação e, do mesmo modo, à qualidade de ensino”, esclarece a diretora de educação de Urussanga, Janea Possamai.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas por meio do telefone 3465-1503.

Sobre os palestrantes da tarde:

Currículo: Marcos Petry

Graduado em Comunicação Institucional pela Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí- UNIDAVI, concluído em 2013.
Pós graduado em Design Gráfico e Produção Publicitária pela UNIDAVI, concluído em 2015.
Pós graduando em Transtorno do Espectro Autista pelo Child Behavior Institute of Miami.
Autor e proprietário do canal Diário de um Autista no youtube, que conta com mais de trinta e nove mil assinantes e um milhão de visualizações.
Tem rodado o estado de Santa Catarina dando palestras que abordam o aprendizado do autista e o modo como enxerga e vivencia o mundo á sua volta. Além disso tem participado de seminários de educação especial, onde promoveu trocas de experiencias e compôs rodas de conversa, principalmente voltadas a professores.
É escritor, com duas obras publicadas “Contos de Meninos e Meninas, Contos de Homens e Mulheres” lançada em 2016 e “Memórias de um Autista por Ele Mesmo” finalizada este ano, onde conta um pouco do processo de descoberta do autismo, a aceitação e a superação dos limites.
Marcos está preparando um livro para conscientizar e informar pais e professores sobre o dia a dia e as potencialidades do individuo autista. Para isto ele reúne as pautas do Diário de um Autista e analisa alguns de seus desafios para compreender o desenrolar do cotidiano.

Currículo Arlete Boing Petry

Graduada em Pedagogia pela UNIASSELVI Centro Universitário Leonardo Da Vinci. Com especialização em Psicopedagogia.
Arlete foi professora de séries iniciais e ensino fundamental por muitos anos e atuou junto a comissão esportiva de Vidal Ramos incentivando equipes estudantis da cidade e promovendo a importância do esporte nas escolas.
Com forte vocação para o voluntariado ela atuou junto a Pastoral da Criança, desenvolvendo práticas de estímulo em crianças com deficiência. Mais tarde, Arlete e o marido Orlando utilizaram e propagaram o método Glenn Doman através de sua variante brasileira o Método Véras.
Arlete e Orlando estimularam o filho Marcos com o constante e irrestrito apoio da Escola Charlotte de Brusque e pouco a pouco expandiram a prática, o que levou estímulos a mais crianças e culminou com o grupo de voluntárias que implantou em Vidal Ramos uma sede da APAE Associação de Pais e Amigos do Excepcional.
Atualmente Arlete participa de rodas de conversa em escolas e percorre o Brasil evidenciando o papel do ambiente familiar para o estímulo e a autonomia do individuo autista.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE