• Formação 360 para estudantes da Satc

    Instituição investe em proposta pedagógica, inovação e valores para toda a vida

Formação 360 para estudantes da Satc

07 Jan, 2019 14:24:25 - Educação

Criciúma (SC)

Trabalhar valores para a vida faz parte da proposta de ensino difundida na Satc. O cuidado com o amigo, seja na hora de dividir um brinquedo, o respeito aos mais velhos e aos animais, são práticas diárias que começam na educação infantil e seguem pelos ensinos fundamental, médio e técnico. “Ao propor essa formação completa, a Satc não pensa apenas na parte pedagógica. Tudo está alinhado para que nosso aluno receba os conhecimentos necessários para crescer como pessoa”, pondera a coordenadora Geral do Colégio Satc, Izes Machado Beloli.

Conteúdos são pensados conforme a idade da criança, estimulando o desenvolvimento físico e mental. “A partir do tema central construímos a linha de trabalho do ano, trazendo livros, brincadeiras e jogos, atuando de maneira lúdica para estimular a criança”, ressalta a coordenadora da educação infantil Izabel Cristina De Brida. A partir dos 3 anos as turmas já começam a trabalhar com as Tecnologias Aplicadas. A disciplina, incorporada à matriz curricular de todas as turmas, do infantil ao fundamental II, estimula o raciocínio lógico.

A atuação dos professores faz com que a sintonia do ensino seja ainda maior. “Além do domínio de conteúdo, os educadores também desenvolvem projetos que superam os muros da escola. São ações diferenciadas, que integram alunos e a comunidade”, ressalta Izes.

Exemplos dessas ações foram realizados em 2018. No ensino técnico, os alunos de Eletrotécnica realizaram a troca da fiação elétrica na Escola Municipal Santa Rita de Cássia, no bairro Milanese, em Criciúma, orientados por professores. Já no ensino fundamental, a mobilização envolveu as turmas do 1º ao 9º ano. Eles recolheram tampinhas de garrafas e lacres de latas, que depois foram doados para ONGs que defendem animais e que doam cadeiras de rodas. Também arrecadaram alimentos e roupas entregues para asilos e famílias carentes.

Em 2019, a instituição comemora 60 anos de fundação. Nessas seis décadas milhares de pessoas passaram pelos corredores da escola e se espalharam pelo mundo. Foi assim com Morales de Oliveira que ingressou em 1988 para fazer o técnico em Eletrotécnica. “Me formei e fui estagiar fora. A Satc abriu as portas para minha profissão. A escola representa muito pra mim, não só pela formação técnica, mas pelos valores que aprendi e mantenho comigo”, destaca. Hoje, ele coordena a manutenção elétrica da Bunge South América, em Gaspar (SC).

Fazer amigos, correr pelos espaços abertos da instituição, brincar nos campos de futebol e jogar nas quadras ou espaços esportivos. São nesses locais que Paulo Henrique Soratto e os amigos correm, brincam e conversam. . “A melhor coisa daqui é a minha turma”, comenta ele. Mais que formar estudantes preparados para desafios e profissionais capacitados para atuar nas carreiras que desejam escolher, a Satc forma jovens que sabem exercer um papel de cidadão.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança