• Focos do mosquito Aedes aegypti caem em Içara

Focos do mosquito Aedes aegypti caem em Içara

14 Mar, 2017 14:12:55 - Geral

Içara (SC)

O trabalho contra o Aedes aegypti reduziu a presença do mosquito em Içara nos primeiros três meses deste ano. Ao todo, 10 focos foram encontrados em 2017 diante de 24 que haviam sido contabilizados no mesmo período em 2016. Dentre os novos casos, seis estavam em um ferro velho do bairro Liri, três na BR-101 na comunidade de Barracão e um na bromélia de uma residência na mesma localidade.

“Nossa maior preocupação, que era o ferro-velho, já está sanada, pois agora o local foi totalmente coberto e limpo, mas continua sendo visitado pelos agentes de endemias a cada 15 dias”, coloca a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Içara, Laura Gomes Maté. O trabalho de conscientização também continua, principalmente, através dos agentes de endemias e das agentes comunitárias.

As equipes da Estratégia de Saúde da Família passarão por uma capacitação nos dias 21 e 22 de março com o propósito de multiplicar o trabalho. “Como as ACS passam mensalmente em todas as residências do município, poderão orientar toda a população sobre as medidas de prevenção. Além disso, as ESF, com apoio da Vigilância Epidemiológica, estão à disposição das escolas do município para desenvolver atividades educativas”, completa.

Redução de focos em SC ainda é tímida

Nos dois primeiros meses do ano, Santa Catarina registrou 2.153 focos do mosquito transmissor da dengue, febre de chikungunya e do zika vírus em 96 municípios, sendo que 53 deles são considerados infestados. A quantidade de focos é praticamente a mesma registrada no mesmo período do ano passado, quando foram identificados 2.310 focos em 104 municípios.

“Os dados confirmam que o mosquito está presente e as ações de eliminação de criadouros e de controle vetorial devem se manter constantes”, enfatiza a gerente de Vigilância de Zoonoses da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, Suzana Zeccer. Por ora, estão confirmados apenas um caso de dengue em São Miguel do Oeste e um de febre de chikungunya em Florianópolis - que adquiriu a doença no Pará. No mesmo período do ano passado, haviam sido 1.337 casos de dengue em Santa Catarina.

TEXTO/CANAL IÇARA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança