Fluxo de Caixa: Uma ferramenta importante na administração Financeira

09 Jun, 2017 15:50:11 - Artigo

Criciúma (SC)

Diante de toda competitividade no mercado em todos os segmentos, é uma necessidade das empresas terem uma administração financeira apurada e confiável para tomada de decisões corretas. Mesmo assim ainda existem muitos casos de empresas que trabalham sem uma importante e básica ferramenta de administração financeira, que é o Fluxo de Caixa.

O Fluxo de Caixa é uma ferramenta que controla a movimentação financeira, entradas e saídas de recursos de determinado período de uma empresa. É um facilitador de gestão, onde se pode projetar um cenário financeiro com todos os pagamentos, recebimentos e o saldo disponível para o momento. Dessa forma torna-se um grande aliado nas decisões quanto a busca de recursos ou investimentos. Esse controle é imprescindível tanto quando a empresa está crescendo e aumentando suas atividades quanto no momento em que apresenta prejuízo, tornando mais fácil a visualização de problemas que estão refletindo no saldo negativo no Fluxo de Caixa no caso de prejuízos.

Para o perfeito alinhamento do Fluxo, deve existir um direto relacionamento entre o administrador financeiro e os demais departamentos da empresa, para que o mesmo saiba das saídas de caixa necessárias a cada departamento, programando os pagamentos. Para manter sua eficácia, é importante que o relatório de fluxo de caixa tenha periodicidade, por isso ele deve ser diário, semanal, quinzenal ou mensal. A periodicidade varia conforme as necessidades do negócio. Fato é que se existe uma empresa, esta necessita de um Fluxo de Caixa para controlar seus saldos financeiros, sem esta ferramenta seria como o empresário administrar “no escuro”.

TEXTO/ EDUARDO SEHNEM FERRO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE