Florianópolis sedia 13º Enerp nos dias 8, 9 e 10 de novembro

06 Nov, 2017 15:07:34 - Geral

Florianópolis (SC)

O mais importante encontro de praças (soldado, cabo, sargento e subtenente)– policiais e bombeiros militares do Brasil, 13º Encontro Nacional de Praças (Enerp), ocorrerá nos dias 8, 9 e 10 de novembro, em Florianópolis (SC). Serão três dias de debates dos assuntos de interesse da categoria e da segurança pública do país. O evento é promovido pela Associação Nacional de Praças (Anaspra) e organizado pela Associação de Praças de Santa Catarina (Aprasc).

A abertura, na quarta-feira, 8 de novembro, às 19 horas, contará com a presença da diretora executivo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Samira Bueno, além de autoridades do Estado e do município, tanto civil quanto militar.

Saúde

Os temas das reformas - e suas implicações para os militares - serão abordados na manhã de quinta-feira (9/11), com o ex-deputado estadual sargento Amauri Soares e o autor do Blog Policial Pensador, Anderson Duarte Barboza.

Em seguida, a saúde de policiais e bombeiros militares é um dos temas do encontro. O debate vai iniciar a partir da 10h30, ainda na manhã de quinta-feira (9/11), com a participação de praças que trabalham na área de psicologia da Polícia Militar de Santa Catarina, além do vice-presidente da Anaspra, subtenente Héder Martins de Oliveira. Como exemplo da importância do assunto para a segurança pública é o número de 4.392 policiais e bombeiros militares, somente nas corporações catarinenses, que estiveram de licença para tratamento de saúde.

Acesso único

À tarde, na quinta-feira (9/11), a partir das 14 horas, o encontro vai debater um assunto caro aos praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros: o acesso único nas instituições militares. Vão debater o tópico o deputado federal Subtenente Gonzaga (PDT/MG) e o presidente da Associação dos Bombeiros do Rio Grande do Norte (ABM-RN), Dalchem Viana. Consultor em segurança pública, o coronel Robson Rodrigues da Silva, ex-chefe do Estado Maior Geral e ex-coordenador-geral das UPPs da PMERJ, também participa desse painel.

Gonzaga é autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 273/2016, que cria o acesso único à todas as carreiras de segurança pública por meio da alteração do artigo 144 da Constituição Federal. Já o bombeiro militar Dalchem é autor da monografia "Adoção da Carreira Única: viabilidade de adoção e impactos em mudanças estruturais na Segurança Pública do RN".

Mulher

A violência e o assédio contra mulher, em especial nas instituições de segurança pública, também será tema do 13º Enerp. O assunto será abordado no painel do dia 9, quinta-feira, às 17h, e contará com a presença de mulheres praças de Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Pernambuco.

Pesquisa realizada pelo FBSP com 13 mil policiais e agentes de segurança pública de todo o país aponta que 47,8% já vivenciaram pessoalmente, em seu ambiente de trabalho, comentários inapropriados ou sexuais sobre a sua aparência física, sobre diferenças cognitivas entre homens e mulheres ou outras piadas de caráter sexual. A pesquisa aborda as questões de discriminação e violência de gênero, carreira e mecanismos de proteção contra essa violência e será apresentada pela diretora do FBSP, Samira Bueno.

À noite, a partir das 19 horas, o debate será sobre a comunicação as mídias sociais das associações representativa de praças e vai contar com os jornalistas Everson Henning, diretor da Aprasc e da Anaspra, Alexandre Brandão, assessor de imprensa da Anaspra, e Tatiana Kinoshita, diretora-executiva da 1Click Comunicação.

Eleição

Na manhã de sexta-feira, 10 de novembro, os participantes do encontro, os representantes das associações e os diretores da Anaspra vão se reunir em assembleia geral para debater os rumos da entidade nacional e a eleição de nova diretoria para a gestão 2017-2020.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE