• Fique em forma brincando com seu filho

Fique em forma brincando com seu filho

22 Dez, 2017 15:13:35 - Artigo

Muitos adultos querem se manter em forma, mas nem sempre é uma tarefa fácil, pois com a vida atribulada, tanto no profissional ou no pessoal, não temos muito tempo para ir à academia ou nos dedicarmos aos exercícios físicos, mas a mudança pode estar ao seu lado: para os que têm filhos ou convivem com crianças, brincar pode ajudar na busca por um corpo e uma mente mais saudáveis.

Uma das formas é resgatar as brincadeiras antigas, trazendo a memória afetiva do nosso tempo de criança e apresentando este repertório aos filhos e contribuindo com o desenvolvimento do bem-estar dos pequenos.  As brincadeiras antigas vêm com o passar do tempo perdendo espaço para os jogos eletrônicos, tanto na forma de games e também nos aplicativos para celulares, mas há espaço para a mudança com o resgate das brincadeiras.

As brincadeiras tradicionais devem ser passadas de geração a geração, como por exemplo, o pular, que desenvolve ritmo, coordenação e tem um gasto calórico de 400 calorias em apenas 30 minutos. As brincadeiras de perseguição tais como: a pega-pega, mãe ajuda, mãe cola, pique-esconde, pé na bola, entre outras. Também é possível adaptar os esportes juntamente com uma brincadeira. Um exemplo é o futebol pega-pega, onde duas equipes jogam e quando uma delas realizar o gol, esta deve fugir e a que levou o gol faz a função do pegador. Esta atividade amplia habilidades e capacidades físicas com utilização de vários grupos musculares, sem falar na facilidade de jogar e os benefícios com o gasto calórico, ajudando a queimar até 600 calorias em uma hora, e se for realizado em outro ambiente, como areia, por 30 minutos, tem um valor igual ou até superior devido às suas variações de ações e de sua intensidade.

Já brincar por meia hora de amarelinha, pular corda, quente-frio, esconde-esconde, entre tantas brincadeiras que conhecemos, podem gerar um gasto calórico médio de 140 a 150 calorias, além de melhorar a realização de atividades no cotidiano. Além das calorias, o importante dessas brincadeiras são as capacidades e habilidades motoras desenvolvidas tanto para as crianças quanto para os pais, como agilidade, concentração, força, resistência, velocidade, equilíbrio e tomada de decisão.

Praticar essas atividades três vezes por semana durante 30 minutos é o ideal para os pais e adultos que querem retomar os exercícios físicos. No decorrer dos meses a prática pode aumentar para 90 minutos, sendo 30 de atividades planejadas e 60 minutos de atividade lúdica e recreativa, de preferência ao ar livre. Além dos benefícios para o corpo, este tipo de atividade física, lúdica, ajuda a combater depressão, ansiedade e doenças ocupacionais, que podem acometer principalmente jovens e adultos devido às tarefas e os diversos afazeres da rotina atribulada que vivemos. 

Uma sugestão é aproveitar os próximos feriados para dar início às atividades físicas tornando-as, aos poucos, um hábito. Buscar qualidade de vida se divertindo ao lado dos filhos, proporcionando alegria e valorizando o espírito de família, este de suma importância nos dias de hoje. 

Hélio R. Werniski Wolff
Educador físico, especialista em Linguagem Corporal do Movimento, do Colégio Marista Santa Maria.

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

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