• Finanças aprova proposta de estimulo a doação de medula óssea

Finanças aprova proposta de estimulo a doação de medula óssea

06 Dez, 2017 16:06:16 - Política

Florianópolis (SC)

Foi aprovada na Comissão de Constituição de Justiça, por unanimidade, a proposta do deputado Zé Milton, de alteração da lei 10.567/97 que dispõe da isenção das taxas de inscrição de concursos públicas aos doadores de sangue para incluir os doadores de medula óssea, que é a única esperança de cura para milhares de portadores de leucemia e de outras doenças do sangue, na manhã desta quarta-feira (6).

Segundo Zé Milton o objetivo é incentivar o crescimento do número de doadores de medula óssea no Estado. “A questão está em expandir de forma consistente e sistemática o número de doadores. O projeto oferece mais uma alternativa para ampliar o cadastro e a captação de doadores de medula", defendeu o parlamentar e argumentou que essa medida pode ter uma impacto significativo para o aumento no número de cadastros de doadores e assim maior possibilidade de encontrar doadores compatíveis, já que segundo dados do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea - REDOME as chances do paciente encontrar um doador compatível são de 1 em cada 100 mil pessoas, em média.

Santa Catarina apesar de ter  156 mil pessoas cadastradas,  o maior do Brasil, há uma lista de 65 pacientes, no HEMOSC, para transplante de medula óssea autóloga.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer - INCA estima- se 10.070 novos casos, sendo 5.540 homens e 4.530 mulheres em todo o Brasil. 

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE