• Fim de semana de conscientização sobre o sono em Criciúma

    Semana Nacional do Sono foi realizada em diversas cidades do país

Fim de semana de conscientização sobre o sono em Criciúma

20 Mar, 2017 10:19:12 - Geral

Criciúma (SC)

Mais de 100 pessoas compareceram nesse fim de semana na Praça Nereu Ramos na ação em alusão à Semana Nacional do Sono. Diversas atividades foram realizadas durante a última semana em vários centros do país por intermédio da Associação Brasileira do Sono (Absono). Liderado pelo médico pneumologista e especialista em medicina do sono, Fábio José Fabrício de Barros Souza, Criciúma não ficou de fora e teve sua atividade realizada nesse sábado, dia 18.

Quem passou pela Praça Nereu Ramos foi submetido a um questionário aplicado por acadêmicos de Medicina da Unesc. Mediante as respostas, foi possível traçar qual distúrbio o paciente possuí e encaminhá-lo para os tratamentos que possam amenizar a doença.

Há mais de 25 anos sofrendo com insônia, Derli Gomes Tomé, não deixou de comparecer na ação promovida em parceria com a Associação Catarinense de Pneumologia e Tisiologia (Acapti), Regional Médica da Zona Carbonífera (RMZC), Associação Brasileira do Sono (Absono) e a Secretaria Municipal de Saúde.

“Gostaria muito de encontrar uma forma de dormir melhor. Acordo todas as noites por volta das 4 horas e não consigo mais dormir. Este distúrbio afetou até a minha vida profissional. Deixei de trabalhar como zeladora por conta do cansaço que sentia no dia seguinte”, destaca a moradora de Criciúma, de 54 anos.

De acordo com o especialista em medicina do sono, 50% da população brasileira possui algum distúrbio, sendo os mais comuns a apneia obstrutiva e a insônia. “Um em cada três pessoas sofre com apneia e metade dos brasileiros sofrem de insônia. Esta redução ou perda da qualidade do sono impacta diretamente na vida do cidadão, prejudicando sistemas fisiológicos do organismo, aumentando o risco de doenças e acidentes”, alerta o especialista.

Os distúrbios podem desencadear problemas cardíacos, ganho de peso corporal, queda no sistema imunológico, aumento de dores pelo corpo, além de afetar a sexualidade, a aparência, o humor, a memória e a atenção do indivíduo. Porém, a boa notícia é que os tratamentos hoje têm garantido melhoras significativas para estes quadros.

Instruída pela filha sobre as orientações em relação ao sono na Praça Nereu Ramos, a aposentada Maria de Lurdes Figueiredo, de 74 anos, não deixou de comparecer na ação. “Há muitos anos não tenho uma boa noite de sono. Queria entender o porque isso acontece e como posso fazer para que o meu sono seja mais saudável”, destaca.

Segundo Souza, a intenção da Semana Nacional do Sono foi justamente divulgar ao público informações importantes, novidades e últimas pesquisas úteis para todos. Ainda de acordo com o especialista, movimentos periódicos de pernas, bruxismo e sonambulismo também prejudicam uma boa noite de sono, como a apneia e a insônia. Entretanto, uma boa dica para evitá-los é fazer a higiene do sono, que consiste em alguns passos simples antes de dormir, veja abaixo:


Orientações que ajudam na higiene do sono:

1 – Evitar derivados da cafeína (café, chá, chimarrão, refrigerante, energéticos e outros) após as 18 horas;

2 – Evitar luminosidade como luz branca, televisão, celular, tablets, de 2 a 4 horas antes de dormir;

3 – Abstrair. Fazer um check list com tudo o que você precisa fazer no dia seguinte, e depois disso esquecer dos compromissos e relaxar;

4 – Ir para a cama apenas quando estiver com sono. Se quiser ler um livro antes de dormir, tente fazer isso em outro ambiente, longe da cama;

5 – Deixar o quarto climatizado e escuro, para tornar a noite de sono mais agradável;

6 – Evitar atividades físicas até 4 horas antes de dormir;

7 – Tirar uma soneca de 20 a 30 minutos depois do almoço. Isso não é recomendado, no entanto, para os insones;

8 – Evitar bebida alcoólica ou comer muito antes de dormir;

9 – Ansiolíticos podem interferir na qualidade do sono. Quem toma este tipo de medicamento deve entrar em contato com o médico e alertá-lo sobre as noites mal dormidas.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE