FIESC/Senai promove Dia da Família na Escola

07 Abr, 2017 17:07:07 - Geral

Chapecó (SC)

As escolas do Sistema S e das redes estadual e municipal de ensino de Chapecó preparam atividades para o Dia da Família na Escola que ocorre neste sábado (8), integrando pais, responsáveis, estudantes e professores. Neste sábado, o Senai Chapecó terá programação das 08h30 às 11 horas, com cinco oficinas que abordarão os temas eletricidade, fabricação de cupcakes, primeiros socorros, confecção de casa para cachorros abandonados e tecnologia.

Em Xanxerê o Senai fará programação das 14 às 17 horas que contemplará oficinas de primeiros socorros, de eletricidade e de beleza. Também haverá mostra de talentos com mateada e pipoca. Em Maravilha, terá palestra com o tema “Motivação para educação continuada”, no Senai, às 14h30. Em São Lourenço do Oeste, a partir da 16 horas, haverá oficinas sobre boas práticas de fabricação e de orçamento familiar. Na sequência, será oferecido um chá aos estudantes, familiares e professores.

Em todo o Estado, a ação deve mobilizar mais de 800 mil pessoas. Na região de abrangência da Gerência Regional de Educação (Gered) de Chapecó são 42 escolas estaduais envolvidas com aproximadamente 26 mil estudantes. A rede municipal de ensino de Chapecó espera envolver cerca de 60 mil pessoas entre alunos e familiares de 83 instituições, entre escolas e Centros de Educação Infantil Municipal (CEIMs) urbanos e do campo. Entre as atividades, haverá oficinas pedagógicas para estimular a interação entre pais e filhos.

O Dia da Família na Escola é uma proposta do Movimento Santa Catarina pela Educação que, acatada pelo governo estadual e aprovada na Assembleia Legislativa, transformou-se em lei no Estado. O vice-presidente regional Oeste da FIESC, Waldemar Schmitz, lembra que a proposta surgiu da Campanha Pais pela Educação, lançada pelo Movimento SC pela Educação em 2014. “A maior participação dos pais na vida escolar dos filhos contribui muito para o aprendizado e o Dia da Família na Escola é uma importante oportunidade para chamar a atenção para isso”, destacou.

A Campanha Pais Pela Educação neste ano aborda dicas para os filhos terem êxito nos estudos. Foram distribuídas 35 mil cartilhas da campanha para serem utilizadas nas ações nas escolas municipais e estaduais de Chapecó. Também foi compartilhado, com todas as Secretarias de Educação dos 57 municípios que compõe a Regional Oeste e com as Gereds o link com os materiais em meio eletrônico: http://www.santacatarinapelaeducacao.com.br/iniciativas/pais-pela-educacao.html.

Este é o segundo ano em que as escolas da rede estadual e do Sistema S sistematizam e unificam uma programação para atrair os familiares dos estudantes. A primeira edição do Dia da Família na Escola foi celebrada em abril de 2016.

MOVIMENTO SANTA CATARINA PELA EDUCAÇÃO

O Movimento Santa Catarina pela Educação é uma iniciativa desenvolvida pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) desde 2012, com participação do SESI e do SENAI. Obteve a adesão das federações patronais e dos serviços de aprendizagem e social do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio, Senac e Sesc), Agricultura (Faesc e Senar) e Transportes (Fetrancesc, Sest e Senat), além das entidades representativas dos trabalhadores das indústrias e de instituições públicas, como a Secretaria de Estado da Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SC). Seus principais desafios são de proporcionar a todos os trabalhadores catarinenses a escolaridade básica completa até 2024 e formação profissional e tecnológica compatível com a função, com foco na educação para o mundo do trabalho e na articulação e influência social na educação de Santa Catarina.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE