• Fetrancesc pretende revitalizar o setor de transporte de cargas

Fetrancesc pretende revitalizar o setor de transporte de cargas

16 Mar, 2017 14:21:47 - Política

Florianópolis (SC)

O presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), Ari Rabaiolli, esteve na manhã desta quinta-feira (16) na Assembleia Legislativa para solicitar apoio dos deputados aos pleitos da categoria. As demandas, que incluem o combate ao roubo de cargas e a ampliação de benefícios fiscais, foram apresentadas durante a sessão plenária e também na reunião de reinstalação da Frente Parlamentar do Transporte.

Sobre as medidas voltadas a aumentar a segurança para o setor, Rabaiolli propôs a criação de um projeto de lei visando à cassação da inscrição estadual de empresas identificadas como receptadoras de cargas roubadas e de uma delegacia especializada na investigação destes tipos de delitos. “A cada dois dias, um caminhão é vítima de roubo nas estradas que cortam o estado. Temos que combater isso de alguma forma, pois quem perde não somos só nós, mas também o Estado”, afirmou o presidente da entidade, que representa 13 sindicatos e 19.313 empresas.

Em resposta, o novo presidente da Frente Parlamentar, deputado Patrício Destro (PSB), afirmou que já possui um projeto neste sentido, que deve iniciar a sua tramitação no Parlamento estadual ainda hoje.

Quanto à nova delegacia, Destro afirmou que tratará a questão na próxima terça-feira (21), em uma reunião com o secretário de Estado da Segurança Pública, Cesar Grubba. “Sabemos que essa é uma reivindicação de muitos anos da categoria e que não pode ser esquecida.”

Benefícios fiscais

Ainda em sua manifestação, Rabaiolli afirmou que em decorrência da atual conjuntura nacional, que combinaria crise econômica e alta nos insumos como o óleo diesel, é grande o número de empresas em situação financeira precária, sendo que mais de 50% delas estariam inadimplentes em relação aos impostos cobrados pelo Estado.

Neste sentido, ele reivindicou a edição de um novo programa de refinanciamento de dívidas (Refis) para o segmento e a ampliação do Programa de Revigoramento do Setor de Transporte de Cargas (Pró-Cargas), com o aumento do percentual de crédito presumido dos atuais 30% para 50%. “Nosso setor passa por um dos piores momentos da sua história. Então, o desafio é muito grande e espero que, em conjunto com a nova frente parlamentar, possamos colocar em prática essas propostas, que fazem parte do nosso projeto de revitalização do setor de transporte de cargas."

Com relação a estes pleitos, Patrício Destro afirmou que elas também integrarão a pauta de trabalho da Frente e serão levadas à Secretaria de Estado da Fazenda.

Também participaram da reunião da Frente Parlamentar os deputados Darci de Mattos (PSD), Valdir Cobalchini (PMDB), Nilso Berlanda (PR) e Neodi Saretta (PT).

TEXTO/AGÊNCIA ALESC
FOTO/JONAS CAMPOS

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE