Festival vai apresentar produção de comunidades e da Baixada Fluminense

03 Mai, 2017 16:24:01 - Brasil

Rio de Janeiro (RJ)

Começou hoje (2), no Rio de Janeiro, o 1º Festival Light de Cultura, que reunirá, até o próximo dia 12, grupos das comunidades e da Baixada Fluminense, com atrações gratuitas para o público. O palco do Centro Cultural Light (CCL), localizado na sede da empresa, centro da capital fluminense, receberá apresentações de teatro, dança, música e poesia, além de gastronomia, artesanato. Vão se apresentar no festival produções que participaram de editais do Programa Favela Criativa, da Secretaria de Estado da Cultura, hoje denominado Territórios da Cultura RJ, que contam com patrocínio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

Cada etapa de edital recebeu a média de 130 projetos. “O produtor cultural ganha, os artistas ganham e o público também, porque vê as atrações de graça. Foi uma junção de sinergias para fazer acontecer esse festival inédito ”, disse o gerente do CCL e do Instituto Light, Luís Felipe Amaral. A cada dia, as atrações multiculturais se misturam. Amanhã (3), por exemplo, tem apresentação teatral com o palhaço Jujuba, que aborda o tema da luz e da energia de forma didática. Haverá ainda esquetes sustentáveis, com o grupo da comunidade de Manguinhos, o Manguinhos em Cena.

Na quinta-feira (4), tem show de música popular brasileira (MPB) e do conjunto de percussão Lata Doida. Na sexta-feira (5), haverá feirinha alternativa, com DJs tocando,  e sarau de poesia As palavras que libertam, além de apresentação de hip hop. “Nosso fomento cultural é bem múltiplo.” Além do festival, o espaço apresenta duas exposições fixas de arte e fotografia e o Museu Light.

Segundo os organizadores, para garantir entrada no evento, as pessoas devem chegar com antecedência e pegar um tíquete. Nos dias 4, 5, 11 e 12, os visitantes poderão saborear comidas especiais oferecidas por food trucks, que prometem cardápios variados e saborosos, ao som do baile charme, que se estenderá até as 22h diariamente.

TEXTO/ MARIA CLAUDIA/ AGÊNCIA BRASIL

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE