• Festival Revirado proporciona capacitação a bailarinos de Içara

Festival Revirado proporciona capacitação a bailarinos de Içara

19 Set, 2019 13:41:34 - Geral

Içara (SC)

Conhecido por ser um país multicultural, o Brasil apresenta uma série de danças  que evidenciam a riqueza cultural do país. Em Içara, a arte está em evidencia durante esta semana. O Governo de Içara, por meio da Fundação Cultural (FCI), traz a cidade o 3° do Festival Nacional de Teatro Revirado. Por meio do Grupo Teatral Cirquinho do Revirado, foi possível ofertar a dez participantes, três dias de oficinas de danças populares. A dançarina e professora de dança de São Paulo, Maria Eugenia Alves de Almeida, ministrou as aulas.

As aulas foram ministradas nos dias 17, 18 e 19 deste mês, na sede da FCI e conforme a professora foram introduzidos ritmos diferentes com a participação de diversas faixas etárias. “Tivemos uma experiência muito positiva, com pessoas muito receptivas e disponíveis. Fazíamos uma ideia de que aqui no Sul as pessoas não iriam se conectar aos ritmos tradicionais de outros lados do Brasil e muito pelo contrario, as pessoas acolheram muito bem, se entregaram e nos divertimos juntos”, contou.

“Nunca participei de oficinas como esta e o interessante é que o tempo de corpo, de coreografia e pensar esses passos da dança é um tempo diferente do que eu estava acostumado, experimentamos alguns exercícios e movimentos das danças populares e considero uma experiência sensacional”, avaliou o bailarino Walter Gobbo, participante das aulas.

De acordo com o coordenador de Cultura da FCI, Harlan Favaro Mello, a professora veio agregar a cultura de Içara e incentivar para que seja dado continuidade a um trabalho diferenciado na cidade. “É uma alegria poder compartilhar e oferecer  essas oportunidades ao cidadão içarense, replicando e garantindo ao nosso cidadão um forma de conhecer a diversificação cultural do país”, completou.

Como parte do processo, parte dos alunos que participaram das oficinas e a professora Maria Eugenia farão uma apresentação nesta sexta-feira, dia 20, na Praça da Matriz São Donato antes da peça teatral do Festival Nacional de Teatro. Nessa sexta-feira, dia 20, a partir das 20h, a mediadora da oficina apresenta o espetáculo "Planta do Pé". Antecedendo ao espetáculo o grupo "Coletivo Sou" sobe ao palco, às 19h30, com o espetáculo "De r lei".

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE