Festival inédito de vídeos inspira reflexão de crianças e jovens

21 Nov, 2017 14:02:13 - Geral

Garopaba (SC)

Os vídeos e as fotos fazem parte das atividades da 16ª edição do Programa de Sensibilização de Educação Ambiental Prof. José Lutzenberger, que tem por estratégia promover, apoiar e orientar projetos de caráter ambiental, desenvolvidos pelas unidades escolares, estimulando o pensar da realidade e a busca de soluções replicáveis a partir de recursos disponíveis.

Crianças e Jovens entre 02 e 18 anos de idade estão envolvidas na produção e edição de vídeos e fotografias tendo como tema a Responsabilidade – individual, familiar, escolar, comunitária e planetária – em um trabalho inédito realizado nas escolas municipais, estaduais e particulares de Garopaba. Os vídeos e fotos serão apresentados em salas com telas de projeção simultâneas, no dia 24 de novembro de 2017, no Pavilhão da Feira de Verão, no centro da cidade, para estudantes, professores e visitantes.

Realizada há 16 anos, a Mostra Lutz já faz parte do calendário escolar de Garopaba, constituindo-se em política permanente de educação ambiental. Engloba 100% da Rede de Ensino. São 28 escolas e mais de 4 mil estudantes.

Estão sendo produzidos vídeos de 3 a 5 minutos em diversos formatos, como tutoriais, documentários, reportagens, campanhas, animações e stop motion. Abordam temas que vão desde alimentação saudável, até questões como bullying, passando pelo plantio de mudas e separação de lixo.

Sugestão de entrevistas:

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JANDIRA DA SILVA – Os pais estão comprometidos em dedicar tempo de qualidade aos filhos, participar das tarefas e se engajar nas atividades escolares.  O vídeo produzido vai abordar o significado de responsabilidade, como os professores trataram do tema com estudantes e como as crianças e adolescentes estão registrando seu compromisso na forma de desenhos, cartazes e dizeres em uma campanha espalhada pela escola com a participação ativa dos pais.

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL ISIDRO AMORIM – Este CEI trabalha o valor do cuidado com o outro e como uma postura, positiva ou negativa, pode interferir nos relacionamentos. Partindo da “experiência do arroz” (inspirada nas experiências com água do pesquisador japonês Masaru Emoto), o vídeo mostra as reflexões de crianças de 03 a 06 anos sobre bullying.

ESCOLA PARTICULAR CRESCER E CONHECER – A partir da provocação lançada pela Mostra Lutz 2017 sobre Responsabilidade, a direção decidiu envolver todas as oito turmas da escola, do Pré a 6º série, em uma campanha sobre o lixo. Todos os estudantes fizeram vídeos sobre o tema, englobando diversos aspectos. Os vídeos farão parte de uma mostra a ser realizada na escola, e serão apresentados também na Mostra Lutz no dia 24 de novembro.

Em 2017 a Mostra Lutz inicia parceria com o

PROGRAMA JOVENS REPÓRTERES DO MEIO AMBIENTE

Considerando a credibilidade e consistência do trabalho da Mostra Lutz ao longo destes 16 anos, a FEE - Foundation for Environmental Education (Fundação para Educação Ambiental) selecionou as três escolas estaduais que atuam no município para participar do Programa Jovem Repórteres do Meio Ambiente (JRMA). Em 2017, esse programa contempla 10 escolas brasileiras.

Criado em 1994 o JRMA existe em 35 países, e é representado no Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), com sede em Santa Catarina.

O JRMA é um programa voltado para a educação ambiental e a cidadania, incentivando os jovens a tomar atitudes sobre questões ambientais e sustentáveis, reportando e divulgando histórias, pesquisas e ações, tanto em benefício do meio ambiente quanto a denúncias e descasos que precisam de atenção e destaque.

Desde 2013 o programa é patrocinado pela Wrigley Company Foundation, que no Brasil é representada pela subsidiária Mars Brasil, em parceria com a FEE, através da LLC (Litter Less Campaign) – Campanha Lixo Zero. Esta campanha visa à produção de reportagens exclusivamente voltadas para o tema Resíduos Sólidos.

Sugestão de entrevistas

As escolas estaduais de ensino fundamental II e ensino médio Professor José Rodrigues Lopes, Prefeito Luiz Carlos Luiz e Maria Corrêa Saad, de Garopaba, vão apresentar vídeos, fotos e artigos mostrando, entre outras experiências:

- a coleta seletiva e a compostagem doméstica
- o mutirão organizado por crianças de 2 a 4 anos, com pais e professores, para recolher o lixo às margens da Rodovia SC 434, que liga a BR 101 ao centro da cidade de Garopaba
- o acúmulo do lixo durante a temporada de verão, quando a população aumenta de 18 mil para 100 mil pessoas
- as diferentes formas de os estudantes se relacionarem com o lixo na Escola, à medida que vão crescendo
- o dia a dia dos garis
- o aterro sanitário de Biguaçu (SC), que está sobrecarregado
- o lixo na mar e os efeitos sobre os animais marinhos

Todos os trabalhos deverão apresentar propostas de soluções e encaminhamentos.

SOBRE O PROFESSOR JOSÉ LUTZENBERGER que dá nome à Mostra:

JOSÉ LUTZENBERGER (17/12/1926 - 14/05/2002) - Criador da Fundação Gaia, inspira e dá nome ao Programa de Educação Ambiental de Garopaba. Ganhador do Prêmio Nobel Alternativo “Right Livelyhood Award” (1988). Secretário especial do Meio Ambiente durante o governo do presidente Fernando Collor de Mello.  Fundou a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (AGAPAN), uma das primeiras entidades ambientalistas do Brasil.

Engenheiro agrônomo, ecologista, escreveu diversos livros, entre eles Fim do futuro? - Manifesto Ecológico Brasileiro (1976). Lutzenberger dizia que Gaia compara-se a uma linda sinfonia orgânica onde todos os seres são fundamentais para o equilíbrio. Denunciou os estragos causados pelos agrotóxicos na agricultura brasileira, assim como a devastação ambiental em geral, e ajudou, em 1971. Para Lutzenberger, era fundamental a conscientização para uma visão naturalista com ética holística, não antropocêntrica, também chamada “ecologia profunda”.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança