• Festival de Animação faz primeiro espetáculo em Siderópolis

    Professores locais tiveram oficina de confecção e manipulação de bonecos

Festival de Animação faz primeiro espetáculo em Siderópolis

22 Mai, 2017 16:22:08 - Variedades

Siderópolis (SC)

O primeiro dia de espetáculo do Festival Internacional de Teatro de Animação (FITA), ocupou todo espaço reservado para a plateia no Siderópolis Clube e mais de 400 pessoas tiveram a oportunidade de assistir a peça “Desde El Azul”, da Cia Hugo & Inês, do Peru. Com quase uma hora de duração, o espetáculo de animação corporal impressionou o público, composto em sua maioria, por estudantes das redes pública e privada de Siderópolis.

“É um espetáculo diferenciado, feito de forma simples, mas cativante”, destacou o prefeito Hélio Cesa, o Alemão, enquanto festejava o apoio do Governo Municipal na vinda do festival para Siderópolis. “A coordenadora do FITA é de Siderópolis e nunca tinha feito uma apresentação em sua terra natal, por isso nos unimos para que esses espetáculos fossem possíveis e que a população tivesse acesso a peças de teatro gratuitas e de alta qualidade”, concluiu o prefeito.

Considerado o maior festival de teatro de Santa Catarina, O FITA está em sua 11ª edição.  Nesta terça-feira, 23, também às 15 horas, acontecerá a segunda apresentação em Siderópolis. Com técnica de manipulação à vista e cerca de 30 minutos de duração, a peça “Redescobrindo Lautrec”, da Cia Nina Vagel, de São Paulo, será o segundo e último espetáculo do FITA na cidade.  . “Estou muito emocionada em apresentar o FITA em Siderópolis. Sempre quisemos trazê-lo para a cidade e hoje cocretizamos este sonho”, afirmou a coordenadora geral do FITA, a sideropolitana, Sassá Moretti. Segundo ela “a missão do festival é levar o teatro de animação para o público e incentivar artistas a se apropriarem dessa linguagem que contempla máscaras, bonecos, sombras e objetos, entre outros elementos cênicos”, afirmou

Oficina de confecção e manipulação de bonecos

Paralelo ao festival, professores de Siderópolis, tiveram aulas de construção e manipulação de bonecos, feitos a partir de materiais recicláveis e reutilizáveis, com construção de cenas partindo de jogos teatrais. As oficinas são voltadas a educadores e interessados em aprender sobre técnicas de teatro de animação e possibilidades práticas para atuação na contação de histórias. A oficina de bonecos também está sendo feita no Siderópolis Clube. Nesta terça-feira, 23, será o segundo e último dia de atividades, também das 8h às 12h e das 14h às 18h.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE