• Festa a São José Operário envolverá paróquias de Criciúma

Festa a São José Operário envolverá paróquias de Criciúma

26 Abr, 2017 13:30:05 - Variedades

Criciúma (SC)

Mais uma vez, a Paróquia São José, que compreende a Catedral da Diocese de Criciúma, irá celebrar a festa em honra a São José Operário. As festividades iniciam nesta quinta-feira, 27, com a celebração da novena. Oito paróquias instaladas nos municípios de Criciúma e Içara são convidadas, a cada noite, a participar das missas em preparação à festa que integra o calendário de comemorações alusivas ao jubileu centenário. As celebrações contarão com a presença de padres, religiosas e leigos membros das comunidades paroquiais.

A primeira paróquia a participar da novena, às 19h30min, é a mais nova criada pela Diocese de Criciúma: a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, que congrega cinco comunidades na região do bairro Boa Vista, e é conduzida pelo pároco, padre Eloir Borges.

Conforme o pároco, padre Antônio da Silva Miguel Júnior, toda a festa estará voltada para o tema dos 100 anos de inauguração da Catedral, que serão completados no dia 17 de setembro. A Paróquia São José foi fundada em 25 de junho de 1898 e deu origem a todas as demais paróquias criadas no município de Criciúma. “A Paróquia São José foi uma das primeiras comunidades da cidade e por isso a nossa ideia de envolver as paróquias nesta novena”, explica padre Antônio Júnior.

Festa religiosa com tradicionais barracas e apresentações

A festa perdura até o primeiro final de semana de maio, com a participação especial também de crianças e famílias. Além do espírito religioso, outro ponto alto da festa envolve o sentimento de confraternização: nos dias 05, 06 e 07, a festa contará com apresentações de palco com cantores, bandas e coros regionais, além das tradicionais barracas com deliciosos quitutes, bazar e pescaria. No domingo 07, haverá almoço típico italiano no salão da Catedral (os ingressos estão sendo vendidos na Secretaria a 25 reais; crianças até 12 anos pagam 15 reais).

Fiéis são convidados a doar prendas

Há algumas semanas a Paróquia está solicitando prendas aos fiéis, durantes as celebrações, para o bazar e para a pescaria que serão realizados nos últimos três dias de festa. Segundo o pároco, as pessoas que puderem e desejar ajudar, poderão deixar suas doações na Secretaria Paroquial, que fica aberta de segunda a sexta, das 08h às 18h, e aos sábados, das 08h às 12h.

Um santo para muitas causas

São José Operário é invocado por trabalhadores e desempregados, pelas famílias e, muito especialmente, como “Pai da Providência” em seminários e casas religiosas, uma vez que foi o santo designado por Deus para proteger e suprir o sustento de Maria e do Menino Jesus, a Sagrada Família de Nazaré. São José, também celebrado em 19 de março como Esposo de Maria, é Patrono da Igreja Universal e padroeiro dos moribundos, cuja intercessão é invocada para que tenham uma boa morte, já que o santo morreu assistido por Nossa Senhora e seu Filho.


Programação:

27/04 (quinta-feira) 19h30min: Santa Missa - Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe (Boa Vista)28/04 (sexta-feira) 19h: Santa Missa - Paróquia Santo Agostinho (Rio Maina)

29/04 (sábado) 19h: Santa Missa - Paróquia Santa Bárbara (Santa Bárbara)

30/04 (domingo) 19h: Santa Missa - Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Cidade Mineira)

01/05 (segunda-feira) 19h: Santa Missa - Paróquia São José (Centro)

02/05 (terça-feira) 19h: Santa Missa - Paróquia Santo Antônio (Quarta Linha)

03/05 (quarta-feira) 19h: Santa Missa - Paróquia Nossa Senhora das Graças (Pinheirinho)

04/05 (quinta-feira) 19h30min: Santa Missa - Paróquia São Donato (Içara)

05/05 (sexta-feira) 

19h: Santa Missa - Paróquia São Paulo Apóstolo (Michel)
20h30min: Apresentações de palco, funcionamento de barracas de comidas, bebidas e bazar

06/05 (sábado)

10h: Santa Missa com as Crianças
11h: Apresentações de palco, funcionamento de barracas de comidas, bebidas e bazar
19h: Santa Missa com Bênção das Famílias
20h30min: Apresentações de palco, funcionamento de barracas de comidas, bebidas e bazar

07/05 (domingo)

08h: Santa Missa
10h: Missa Solene em honra a São José Operário
11h30min: Almoço festivo no salão da Catedral (ingresso na secretária paroquial ou com os festeiros)
17h: Santa Missa
19h: Santa Missa

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE